Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINAR COM MODELOS DIDÁTICOS: APRENDENDO COM O PIBID

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110424
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2204
    "inscrito_id" => 3958
    "titulo" => "ENSINAR COM MODELOS DIDÁTICOS: APRENDENDO COM O PIBID"
    "resumo" => "A utilização de recursos pedagógicos inovadores, como os Modelos Didáticos (MD), configura-se como uma estratégia promissora para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, motivador e eficaz, despertando o interesse dos estudantes nos conteúdos abordados. Este estudo, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado durante o evento "PIBID em Foco”, realizado por bolsistas e coordenadores do PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no primeiro semestre de 2024. A pesquisa teve como foco analisar as produções de MD elaboradas pelos bolsistas para o ensino e aprendizagem na Educação Básica. A coleta de dados se deu por meio da observação participante das apresentações dos trabalhos e da análise crítica dos materiais expostos. Observou-se que, embora parte dos licenciandos tenham apresentado trabalhos dinâmicos e lúdicos, evidenciando criatividade e potencial para a prática docente, outros bolsistas demonstraram dificuldades na conceituação, elaboração e aplicação dos MD. Destaca-se ainda a prevalência de estratégias expositivas em algumas apresentações, em detrimento de metodologias mais ativas que promovam a participação e o protagonismo dos estudantes. Os resultados evidenciam a necessidade de uma formação docente mais robusta e contextualizada no que tange aos MD, com ênfase na compreensão de seus fundamentos teóricos e na prática reflexiva. A superação de desafios como a falta de familiaridade com a abordagem, a carência de recursos e o tempo limitado para a produção dos modelos pode exigir um esforço conjunto entre universidades, escolas e participantes do PIBID. Este estudo reforça a importância de investir na formação continuada de professores para o uso dos MD na Educação Básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3958_TB2204_15102024222815.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AISHA SAMARA DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "AISHA"
    "autor_email" => "aishamelobio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110424
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2204
    "inscrito_id" => 3958
    "titulo" => "ENSINAR COM MODELOS DIDÁTICOS: APRENDENDO COM O PIBID"
    "resumo" => "A utilização de recursos pedagógicos inovadores, como os Modelos Didáticos (MD), configura-se como uma estratégia promissora para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, motivador e eficaz, despertando o interesse dos estudantes nos conteúdos abordados. Este estudo, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado durante o evento "PIBID em Foco”, realizado por bolsistas e coordenadores do PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no primeiro semestre de 2024. A pesquisa teve como foco analisar as produções de MD elaboradas pelos bolsistas para o ensino e aprendizagem na Educação Básica. A coleta de dados se deu por meio da observação participante das apresentações dos trabalhos e da análise crítica dos materiais expostos. Observou-se que, embora parte dos licenciandos tenham apresentado trabalhos dinâmicos e lúdicos, evidenciando criatividade e potencial para a prática docente, outros bolsistas demonstraram dificuldades na conceituação, elaboração e aplicação dos MD. Destaca-se ainda a prevalência de estratégias expositivas em algumas apresentações, em detrimento de metodologias mais ativas que promovam a participação e o protagonismo dos estudantes. Os resultados evidenciam a necessidade de uma formação docente mais robusta e contextualizada no que tange aos MD, com ênfase na compreensão de seus fundamentos teóricos e na prática reflexiva. A superação de desafios como a falta de familiaridade com a abordagem, a carência de recursos e o tempo limitado para a produção dos modelos pode exigir um esforço conjunto entre universidades, escolas e participantes do PIBID. Este estudo reforça a importância de investir na formação continuada de professores para o uso dos MD na Educação Básica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3958_TB2204_15102024222815.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AISHA SAMARA DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "AISHA"
    "autor_email" => "aishamelobio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização de recursos pedagógicos inovadores, como os Modelos Didáticos (MD), configura-se como uma estratégia promissora para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, motivador e eficaz, despertando o interesse dos estudantes nos conteúdos abordados. Este estudo, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado durante o evento "PIBID em Foco”, realizado por bolsistas e coordenadores do PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no primeiro semestre de 2024. A pesquisa teve como foco analisar as produções de MD elaboradas pelos bolsistas para o ensino e aprendizagem na Educação Básica. A coleta de dados se deu por meio da observação participante das apresentações dos trabalhos e da análise crítica dos materiais expostos. Observou-se que, embora parte dos licenciandos tenham apresentado trabalhos dinâmicos e lúdicos, evidenciando criatividade e potencial para a prática docente, outros bolsistas demonstraram dificuldades na conceituação, elaboração e aplicação dos MD. Destaca-se ainda a prevalência de estratégias expositivas em algumas apresentações, em detrimento de metodologias mais ativas que promovam a participação e o protagonismo dos estudantes. Os resultados evidenciam a necessidade de uma formação docente mais robusta e contextualizada no que tange aos MD, com ênfase na compreensão de seus fundamentos teóricos e na prática reflexiva. A superação de desafios como a falta de familiaridade com a abordagem, a carência de recursos e o tempo limitado para a produção dos modelos pode exigir um esforço conjunto entre universidades, escolas e participantes do PIBID. Este estudo reforça a importância de investir na formação continuada de professores para o uso dos MD na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.