A utilização de recursos pedagógicos inovadores, como os Modelos Didáticos (MD), configura-se como uma estratégia promissora para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, motivador e eficaz, despertando o interesse dos estudantes nos conteúdos abordados. Este estudo, de cunho qualitativo, caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado durante o evento "PIBID em Foco”, realizado por bolsistas e coordenadores do PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no primeiro semestre de 2024. A pesquisa teve como foco analisar as produções de MD elaboradas pelos bolsistas para o ensino e aprendizagem na Educação Básica. A coleta de dados se deu por meio da observação participante das apresentações dos trabalhos e da análise crítica dos materiais expostos. Observou-se que, embora parte dos licenciandos tenham apresentado trabalhos dinâmicos e lúdicos, evidenciando criatividade e potencial para a prática docente, outros bolsistas demonstraram dificuldades na conceituação, elaboração e aplicação dos MD. Destaca-se ainda a prevalência de estratégias expositivas em algumas apresentações, em detrimento de metodologias mais ativas que promovam a participação e o protagonismo dos estudantes. Os resultados evidenciam a necessidade de uma formação docente mais robusta e contextualizada no que tange aos MD, com ênfase na compreensão de seus fundamentos teóricos e na prática reflexiva. A superação de desafios como a falta de familiaridade com a abordagem, a carência de recursos e o tempo limitado para a produção dos modelos pode exigir um esforço conjunto entre universidades, escolas e participantes do PIBID. Este estudo reforça a importância de investir na formação continuada de professores para o uso dos MD na Educação Básica.