Os estudantes costumam enfrentar dificuldades ao tentar aprender Química, haja vista que esta disciplina frequentemente envolve conceitos abstratos e complexos. Nesse contexto, é fundamental adotar abordagens pedagógicas que tornem os conceitos químicos mais acessíveis e os Mapas Conceituais se destacam como uma representação visual que facilita o aprendizado, organizando e relacionando conceitos de forma mais clara e compreensível e promovendo uma aprendizagem menos mecânica. Diante disso, a presente pesquisa consistiu na aplicação de uma sequência didática em turmas da 1ª série do ensino médio de uma escola pública utilizando Mapas Conceituais (MC) para o ensino de funções inorgânicas, buscando assim a promoção de uma Aprendizagem Significativa (AS). Os Mapas Conceituais produzidos pelos alunos mostraram-se como uma estratégia pedagógica de grande relevância, fomentando a participação ativa dos estudantes e a construção do conhecimento. A sequência didática aplicada envolveu a alternância entre aulas teóricas e atividades em grupo, divididas em sete etapas distintas, cada uma acompanhada de uma pergunta norteadora que direcionou o processo de elaboração de mapas conceituais. Nessa construção foram utilizados textos relacionados a temas geradores, trazendo uma abordagem contextualizada e significativa para os alunos. Essa abordagem não apenas transmitiu conhecimento teórico, mas também estimulou os estudantes a desenvolverem um entendimento significativo e a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem.