A presente pesquisa tem como intuito apresentar um diálogo sobre as definições de currículo e cultura no contexto escolar, tais como foram debatidas na disciplina: Escola, Currículo e Cultura, ministrada no 6º Período de Pedagogia pela Instituição de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/ UFAM). O trabalho tem como objetivo traçar um diálogo sobre a definição de currículo e cultura na escola afim de possibilitar um processo educativo multicultural na sala de aula. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa são Souza (2005), Teixeira e Bezerra (2007), Sacristán (2013), Moreira e Tadeu (2013) entre outros. Percebemos que as escolas aos poucos estão buscando alcançar um currículo heterogêneo onde valorize a bagagem cultural dos estudantes, assim como apresentar conteúdos e práticas curriculares sem aniquilar as identidades e especificidades dos sujeitos, uma vez que seus saberes locais e regionais não podem ser invalidados. Nesse sentido, o currículo multicultural precisa valorizar os saberes oriundos do estudante, refletindo e possibilitando adquirir novos conhecimentos, exaltando suas experiências como ponto de partida para construção do saber, considerando o estudante como um sujeito social e cultural. Por isso cabe as escolas romperem com essa prática monocultural enraizada no sistema de ensino que advém há décadas e favorecer assim oportunidades para que o conhecimento seja construído com base nos diferentes grupos étnicos, raciais e culturais. Levando os estudantes a pensarem criticamente sobre a sociedade na qual estão inseridos, respeitando a diversidade cultural que existem no nosso país.