Esse artigo apresenta o relato de uma vivência durante a ocorrência da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática para uma turma de graduação em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Na ementa há um tópico sobre a história da matemática e para consolidar o conteúdo teórico foi desenvolvido um jogo da memória com 12 cartas. A metodologia adotada para explanar esse assunto foi a entrega de um texto impresso com uma breve abordagem dos pontos principais da história, uma apresentação dialogada com auxílio de slides, um vídeo complementar e, para a fixação do conteúdo, a aplicação do jogo da memória. A atividade foi realizada em forma de competição entre dois grupos, cada um composto por três estudantes. No entanto, buscando a participação ativa de todos os membros, cada estudante participava de uma jogada, dessa forma instalou-se um ambiente de aprendizado colaborativo. O jogo foi elaborado contendo 6 pares de cartas, a associação entre estas era o conceito e a descrição, mas para auxiliar o processo e dinamizar as jogadas foram inseridas nas cartas, figuras representativas da história da matemática (em marca d’água). Então, era possível fazer a associação, além da relação conceito e descrição, mas também pela associação de figuras iguais. A competição não apenas motivou os alunos a se engajarem com o material, mas também facilitou a memorização, a observação e a compreensão dos conceitos históricos. A experiência demonstrou que o jogo da memória pode ser uma estratégia pedagógica valiosa na formação de professores porque reforça o conhecimento teórico da matemática, assim como, a importância da utilização de estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem na sala de aula.