Em alguns casos, temas específicos, como os números poligonais e sua visualização recebem menos ênfase nas licenciaturas tradicionais em matemática, sendo uma discussão limitada ou ausente no decorrer da formação do professor de matemática. Entretanto, seu estudo e discussão pode fornecer implicações mais amplas na pesquisa matemática, em que padrões e relações descobertos ao explorá-los podem levar a novas descobertas e teoremas em matemática pura. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar a visualização de números poligonais, estendendo seu alcance para índices inteiros, por meio do software GeoGebra. O foco da discussão recai sobre as fórmulas de termo geral, recorrência e propriedades dos números poligonais, em que descrevemos uma proposta para o ensino. Para estruturarmos esta proposta didática, utilizamos a Teoria das Situações Didáticas enquanto norteadora da sequência de ensino e a Engenharia Didática, como metodologia de pesquisa, dada a estreita relação entre estas correntes no âmbito da Didática da Matemática francesa. Neste percurso, destacamos também a importância da abordagem a partir da visualização bi- e tridimensional, o que permite a análise de propriedades relacionadas aos números poligonais, tanto para índices positivos quanto negativos. Vale ressaltar que, embora tratemos de números poligonais, suas estruturas não formam polígonos regulares na extensão negativa. Este estudo não apenas enriquece a compreensão acerca da composição dos números figurados, mas também sugere implicações valiosas para o ensino de matemática e a formação inicial de professores. Destacamos o GeoGebra como uma ferramenta essencial para a exploração visual desses conceitos, pois a investigação de características e propriedades dos números poligonais e piramidais, especialmente quando combinada com o uso de tecnologias como o GeoGebra, oferece uma abordagem inovadora para a formação de professores, capacitando-os a serem educadores matemáticos mais eficazes e adaptáveis.