Este trabalho busca apresentar a arte-educação como ferramenta pedagógica para a manutenção da cultura regional, tendo em vista os movimentos artísticos como: música, dança, teatro e artes visuais. A identidade da cultura caruaruense é importante para o povo e para a manutenção cultural, revalida as expressões artísticas tradicionais, mantendo vivo o Patrimônio histórico e artístico nacional. Assim, o trabalho tem como objetivo, por meio de uma pesquisa qualitativa, explorar os documentos norteadores para o ensino de artes em Escolas em Tempo Integral (E.T.I.) do município de Caruaru, levando em consideração o seu organizador curricular e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destaca-se a importância dos estudos da disciplina voltados para as especificidades das manifestações culturais da região e seus processos metodológicos de ensino-aprendizagem. A análise se fundamenta na premissa de que o ensino de arte na Escolas em Tempo Integral vai além de função de auxiliar e mediar os (as) estudantes em seu desenvolvimento individualizado e respeitando o tempo de expressão artística, emocional e corporal, mas também, entende-se que a arte é multidisciplinar e, portanto, conectada a outros campos de estudos como história e geografia. Assim, a arte-educação encontra-se em um campo multifacetado, repleto de possibilidades metodológicas e diversidade de atuação.