Para falar de inclusão no ambiente escolar é necessário entender que esse assunto não se limita somente o acesso do estudante com deficiência à escola, para incluir verdadeiramente é necessário ajustar as suas necessidades e viabilizar estratégias que reflitam o desenvolvimento educacional. Assim, a escola desempenha um papel fundamental quando se trata da inclusão dos alunos. Este trabalho visa discutir as ações, as estratégias e as propostas pedagógicas que foram desenvolvidas pela minha atuação enquanto professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a utilização de atividades artísticas. Nesse sentido, utiliza-se a abordagem qualitativa, tendo como referência o aspecto descritivo-exploratório. O aporte teórico tem as contribuições dos estudos da BNCC (2018), da LBI (2015), de Bersch (2005) e de Mantoan (2005), dentre outros, que contribuíram para o desenvolvimento desta pesquisa. Mediante à realização deste exposto e das práticas cotidianas realizadas na escola, excepcionalmente pelas atividades artísticas, pôde-se perceber uma maior participação dos educandos, favorecendo a aprendizagem, o engajamento social, o protagonismo juvenil e, principalmente, a inclusão escolar. Portanto, a adoção dessas estratégias por meio de atividades artísticas proporcionou a prática de um ensino colaborativo e inovador para a escola inclusiva que tanto desejamos, além de demonstrar a importância do professor ser pesquisador de novas práticas docentes.