O presente ensaio teórico tem como objetivo tensionar reflexões entorno da partilha, no aspecto da constituição conceitual, dos desdobramentos filosóficos e na localização paradigmática afim de auxiliar na possibilidade de promover a constituição da escola afrocentrada no Brasil. Tal motivação para este ensaio surge à medida que a forma racismo se prolifera na constituição de ambientes e sujeitos, reverberando em produções individualistas que destoa na construção do “Eu” e “Outro”. Então pondera-se numa ruptura da relação com o meio para construção de “Si” no qual é tangenciado a erosão nas formas de partilha ou do comum. Deste modo o ensaio se estruturará em 3 (três) tópicos: 1) Questão Étnico-racial: desdobramentos conceituais; 2) O contato com “Outro”: delimitações a partir do desconhecido; 3) Escola afrocentrada e educação antirracista: localização e percepção da partilha. Para alcançar uma sociedade brasileira mais justa é necessário a produção de múltiplas reflexões que não se destoem da realidade e que combata as formas de opressão, como é o caso da luta antirracista.