A disciplina de biologia desempenha um papel importante na formação de cidadãos conscientes, pois aborda o conhecimento relacionado aos seres vivos em todas as suas formas e complexidade. Uma abordagem eficaz para facilitar a aprendizagem de biologia é a implementação de aulas práticas no ensino, integrando a teoria com a prática de modo a tornar os conceitos biológicos mais fáceis de serem compreendidos, facilitando o ensino-aprendizagem. Ao realizar experimentos e atividades práticas os alunos desenvolvem habilidades, como observação, análise de dados e resolução de problemas. Este estudo teve como objetivo explorar a relevância da realização de aulas práticas no ensino de biologia, com base nas experiências adquiridas enquanto atuava como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola estadual de ensino médio. Os procedimentos metodológicos envolveram um estudo qualitativo a partir da observação das variadas práticas elaboradas e aplicadas com alunos do 1º ano do ensino médio. Foram feitas aulas práticas de visualização de lâminas histológicas, de confecção de horta vertical auto irrigável, de identificação de proteínas e carboidratos, e montagem de um experimento sobre superpopulação. Os resultados mostraram que as aulas práticas foram bem aceitas pelos alunos, observou-se mais engajamento, comparado às aulas teóricas. Eles demonstraram maior interesse e participação, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Desse modo, a implementação de aulas práticas no ensino de biologia durante o PIBID foi relevante, pois foi capaz de aprimorar a compreensão dos conceitos biológicos pelos alunos, tornando as aulas mais participativas de forma que complementaram as aulas teóricas. Além de proporcionar aos licenciandos experiências importantes em um contexto prático em sala, preparando-os para a docência