Na trajetória histórica brasileira, muitos grupos foram silenciados, especialmente públicos que não se enquadram nas ideologias dominantes. Entre estes, os povos indígenas. Visto que a sociedade brasileira é marcada por equívocos, especialmente quando se trata dos povos indígenas. As reflexões apontadas neste artigo são resultadas de uma pesquisa de campo feita com uma professora do 1º ano dos anos iniciais, em uma escola da rede municipal de Imperatriz-Ma, cujo o objetivo é analisar de que forma a contribuição dos povos indígenas para a formação da sociedade brasileira é compreendida pela professora, averiguar como a escravidão indígena é trabalhada no livro didático. Utilizamos uma metodologia de cunho qualitativo, com a utilização de uma pesquisa, como instrumento de coleta de dados um questionário aberto com a professora, para analisar as concepções sobre os povos indígenas na prática docente. Para tanto, fundamentadas nos autores que contribuem com pesquisas voltadas para essa temática, sendo eles, Freire (2002), Luciano Baniwa (2006), Monteiro (2000), Silva e Costa (2018). Ao final desta pesquisa, podemos refletir sobre a importância que os povos indígenas têm para a sociedade brasileira, pois eles são os povos originários que trouxeram para nós o conhecimento de grandes culturas que estão vivas durante muitos séculos. Não podemos deixar essas sabedorias serem silenciadas, devemos apoiá-los e mostrar para o mundo que o Brasil é Indígena.