Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado durante o estágio supervisionado IV, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com ênfase na aplicação de metodologias ativas em espaços não formais. O estágio se estabeleceu visando complementar a carga horária do curso. A pesquisa foi do tipo qualitativa descritiva, no qual se utilizou a observação participante e questionários para coleta e análise de dados, foi utilizado análise de conteúdo. Durante o estágio, foram implementadas três práticas pedagógicas ajustadas de acordo com a intencionalidade em diferentes espaços não formais entre janeiro e fevereiro de 2024. Esses espaços foram divididos em dois tipos de espaços não formais: Institucionalizados os quais possuem o planejamento e estrutura física adequada, e os Não institucionalizados, que foram ajustados de acordo com as práticas inovadoras planejadas conforme o currículo formativo do curso. Os resultados do questionário indicaram que essas práticas ampliaram o conhecimento teórico e prático dos professores, com o objetivo de promover uma formação integral e alinhada com as tendências atuais do ensino, através de intervenções conceituais e exploração de novos ambientes com potenciais educativos na perspectiva complementar do ensino de Biologia.