ATORES DA POLÍTICA? TRADUÇÕES DOCENTES NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
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O objetivo geral foi analisar como os professores e os gestores de três escolas piloto, na cidade de Joinville, Santa Catarina, traduzem a política do Novo Ensino Médio no contexto da prática. Partiu-se de alguns questionamentos que, posteriormente, geraram a questão de pesquisa: Como a política prescrita é traduzida e interpretada pelos professores no cotidiano escolar? Para tal, foi utilizada a perspectiva do Ciclo de Políticas com base no referencial teórico de Ball, Maguire e Braun (2016), e como ferramenta de análise, foram utilizadas a Teoria de Atuação das Políticas, de Ball, Maguire e Braun (2016), e a Análise Relacional, de Apple (2006). Evidencia-se, assim, como professores e gestores colocam a política educacional em prática e como atuam sobre ela, com destaque para as percepções desses sujeitos a respeito das possibilidades, das expectativas e dos limites de suas ações dentro das circunstâncias em que se encontram. 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