Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112706
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5446
    "inscrito_id" => 14608
    "titulo" => "O PAPEL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este artigo representa um recorte de dissertação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica, vinculado ao Colégio Pedro II, sobre o Programa de Residência Docente (PRD) da instituição. O PRD é um projeto de pós-graduação lato sensu, criado em 2011, inspirado nos modelos de residência médica. Inicialmente direcionado a professores recém-formados, o programa adaptou-se para atender também profissionais já experientes no magistério, abrangendo ambos os públicos. Uma de suas principais metas é capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas respectivas escolas. O programa visa integrar pesquisa, teoria e prática, permitindo que os residentes apliquem em suas unidades de origem o que aprenderam no Colégio Pedro II por meio do Produto Acadêmico Final. Assim, articula a formação com o contexto de trabalho dos professores. Quanto à metodologia, adota-se uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos. Os resultados parciais, até o momento, indicam a importância da formação para além dos limites individuais do professor participante, evidenciando que o compartilhamento do conhecimento adquirido beneficia não só a turma regida pelo professor participante de uma formação como também influencia positivamente outros docentes na escola. Isso ressalta a necessidade de investimentos em programas de formação continuada, tais quais o PRD, como uma estratégia eficaz para o aprimoramento da qualidade da educação. Portanto, este estudo, além de analisar os impactos do PRD na prática educacional, também destaca sua relevância como agente transformador dentro das escolas e do sistema educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14608_TB5446_23052024192010.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ANTONIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "mila.antonia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112706
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5446
    "inscrito_id" => 14608
    "titulo" => "O PAPEL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Este artigo representa um recorte de dissertação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica, vinculado ao Colégio Pedro II, sobre o Programa de Residência Docente (PRD) da instituição. O PRD é um projeto de pós-graduação lato sensu, criado em 2011, inspirado nos modelos de residência médica. Inicialmente direcionado a professores recém-formados, o programa adaptou-se para atender também profissionais já experientes no magistério, abrangendo ambos os públicos. Uma de suas principais metas é capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas respectivas escolas. O programa visa integrar pesquisa, teoria e prática, permitindo que os residentes apliquem em suas unidades de origem o que aprenderam no Colégio Pedro II por meio do Produto Acadêmico Final. Assim, articula a formação com o contexto de trabalho dos professores. Quanto à metodologia, adota-se uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos. Os resultados parciais, até o momento, indicam a importância da formação para além dos limites individuais do professor participante, evidenciando que o compartilhamento do conhecimento adquirido beneficia não só a turma regida pelo professor participante de uma formação como também influencia positivamente outros docentes na escola. Isso ressalta a necessidade de investimentos em programas de formação continuada, tais quais o PRD, como uma estratégia eficaz para o aprimoramento da qualidade da educação. Portanto, este estudo, além de analisar os impactos do PRD na prática educacional, também destaca sua relevância como agente transformador dentro das escolas e do sistema educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14608_TB5446_23052024192010.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ANTONIA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "mila.antonia@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo representa um recorte de dissertação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica, vinculado ao Colégio Pedro II, sobre o Programa de Residência Docente (PRD) da instituição. O PRD é um projeto de pós-graduação lato sensu, criado em 2011, inspirado nos modelos de residência médica. Inicialmente direcionado a professores recém-formados, o programa adaptou-se para atender também profissionais já experientes no magistério, abrangendo ambos os públicos. Uma de suas principais metas é capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas respectivas escolas. O programa visa integrar pesquisa, teoria e prática, permitindo que os residentes apliquem em suas unidades de origem o que aprenderam no Colégio Pedro II por meio do Produto Acadêmico Final. Assim, articula a formação com o contexto de trabalho dos professores. Quanto à metodologia, adota-se uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos. Os resultados parciais, até o momento, indicam a importância da formação para além dos limites individuais do professor participante, evidenciando que o compartilhamento do conhecimento adquirido beneficia não só a turma regida pelo professor participante de uma formação como também influencia positivamente outros docentes na escola. Isso ressalta a necessidade de investimentos em programas de formação continuada, tais quais o PRD, como uma estratégia eficaz para o aprimoramento da qualidade da educação. Portanto, este estudo, além de analisar os impactos do PRD na prática educacional, também destaca sua relevância como agente transformador dentro das escolas e do sistema educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.