Este artigo representa um recorte de dissertação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica, vinculado ao Colégio Pedro II, sobre o Programa de Residência Docente (PRD) da instituição. O PRD é um projeto de pós-graduação lato sensu, criado em 2011, inspirado nos modelos de residência médica. Inicialmente direcionado a professores recém-formados, o programa adaptou-se para atender também profissionais já experientes no magistério, abrangendo ambos os públicos. Uma de suas principais metas é capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas respectivas escolas. O programa visa integrar pesquisa, teoria e prática, permitindo que os residentes apliquem em suas unidades de origem o que aprenderam no Colégio Pedro II por meio do Produto Acadêmico Final. Assim, articula a formação com o contexto de trabalho dos professores. Quanto à metodologia, adota-se uma pesquisa qualitativa com aspectos descritivos. Os resultados parciais, até o momento, indicam a importância da formação para além dos limites individuais do professor participante, evidenciando que o compartilhamento do conhecimento adquirido beneficia não só a turma regida pelo professor participante de uma formação como também influencia positivamente outros docentes na escola. Isso ressalta a necessidade de investimentos em programas de formação continuada, tais quais o PRD, como uma estratégia eficaz para o aprimoramento da qualidade da educação. Portanto, este estudo, além de analisar os impactos do PRD na prática educacional, também destaca sua relevância como agente transformador dentro das escolas e do sistema educacional.