Pensar a realidade educacional nas escolas brasileiras, especialmente, a educação básica, é considerarmos o quanto esta encontra-se associada à Reforma do Novo Ensino Médio (NEM), instituída pela Lei nº 13.415/17, que estabelece uma organização curricular com carga horária dividida entre dois pilares: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos diversificados. Diante desse marco legal e das normas complementares, os currículos para essa etapa da educação básica sofreram modificações, essa é uma realidade em todos os estados federativos. Partindo dessa realidade de mudanças na educação, é relevante refletirmos sobre algumas questões, como: quais os efeitos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem para os estudantes do ensino médio? Como os profissionais que atuam na educação têm vivenciado tais mudanças e qual o reflexo dessas em suas práticas? Como a Sociologia se consolida dentro desse novo currículo? A intenção deste artigo é refletir acerca dos rumos dessas mudanças, e publicizar os resultados de uma análise da matriz curricular para as turmas de primeira série do ensino médio das escolas estaduais técnicas paraibanas a partir desse ano de 2023, problematizando-as a partir da inserção do componente curricular de Aprofundamento na área de Ciências Humanas e Sociais e a sua relação entre escolarização, ensino de Sociologia e escolhas pelos jovens. O tratamento metodológico da pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica, de tipologia qualitativa e caráter explicativo e exploratório, buscando analisar a realidade da implantação desse novo currículo e das práticas pedagógicas nas Escolas paraibanas. Enquanto embasamento teórico, Carrano (2021), Kuenzer (2000), Laval (2016), Meucci (2015), Saviani (2026) e Silva (2020), serão parte do referencial para esse estudo. Dessa forma, analisaremos como está sendo implementado o novo currículo e as disciplinas da parte diversificada e como tem-se dado a atuação de professores e da disciplina de Sociologia nas Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba.