O presente artigo visa abordar a importância da ludicidade como ferramenta que possibilita um avanço considerável no desenvolvimento cognitivo e interacional dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula. O lúdico abre portas para as mais variadas possibilidades de interpretações através das brincadeiras, jogos, Arte e seus respectivos traços. Por meio disso é pautada a necessidade de os professores em Língua Portuguesa da rede municipal em Wall Ferraz PI articularem atividades usando a brincadeira, o jogo e a Arte como recurso didático e metodológico. Este estudo, tem como objetivo compreender como é possível agregar a ludicidade como método de ensino na disciplina de Língua Portuguesa, indicando como esse ensino pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade oral dos alunos, além de apontar a importância da dimensão lúdica na aprendizagem de Língua Portuguesa. Desse modo, o trabalho procura evidenciar como se dá a possibilidade de aprender por meio de recursos lúdicos que podem ser inseridos nas práticas pedagógicas. No percurso metodológico, para a coleta de dados, utilizou-se do instrumento questionário e entrevista, com questões abertas que possibilitaram as discussões sobre o uso do lúdico no ensino. O vigente estudo acadêmico caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Fundamentou-se em autores, como: Vygotsky (1998), Piaget (1971), Huizinga (2019), Kishimoto (2021), Jesus (2011), Dias (2013) dentre outros.