O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto do saneamento básico sobre a qualidade da educação das escolas em operação na microrregião de Pindaré-MA no ano de 2022. A metodologia utilizada envolveu uma revisão bibliográfica dos principais autores dos temas capital humano, crescimento econômico e saneamento básico relacionado à educação. Na parte empírica, foi elaborado um índice por meio da média ponderada utilizando as variáveis da água, coleta de lixo e esgoto. A análise da relação entre esse índice e o desempenho dos alunos baseou-se na correlação de Pearson. Os resultados obtidos entre os dez melhores municípios da região (Alto Alegre do Pindaré; Lago da Pedra; Zé Doca; Lagoa Grande do Maranhão; Santa Luzia do Paruá; Brejo de Areia; Santa Inês; Bom Jesus das Selvas; Araguanã e Vitorino Freire) revelaram uma correlação positiva forte entre o saneamento e as notas do IDEB e SAEB, corroborando para a afirmação de que o saneamento básico exerce uma boa influência no aprendizado. Porém, quando feita a correlação com o IDHM, a relação foi inexistente. Quando estendida a análise a todos os municípios da região (Altamira do Maranhão; Alto Alegre do Pindaré; Araguanã; Bom jardim; Bom Jesus das Selvas; Brejo de Areia; Buriticupu; Governador Newton Bello; Lago da Pedra; Lagoa Grande do Maranhão; Marajá do Sena; Nova Olinda do Maranhão; Paulo Ramos; Pindaré-Mirim; Presidente Médici; Santa Inês; Santa Luzia; Santa Luzia do Paruá; São João do Caru; Tufilândia; Vitorino Freire; Zé Doca), os resultados encontrados indicaram que o saneamento também causou impacto positivo sobre as notas do IDEB e SAEB, diferente do primeiro caso foi positivo para o IDHM, todavia as correlações foram fracas devido ao baixo investimento em saneamento básico e infraestrutura da maioria dos municípios que compõe a região.