Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: O COTIDIANO DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113515
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6621
    "inscrito_id" => 7465
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: O COTIDIANO DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "O processo de construção da identidade do(a) professor(a) perpassa suas experiências cotidianas, sejam por meio do processo de ensino-aprendizagem presente na sala de aula ou, por meio de trocas significativas com seus/os pares. Compreender o espaço como o terceiro educador, possibilita a construção de um ambiente que proporciona por meio da estética uma aprendizagem significativa, no qual os saberes dos professores interligados com a reflexão de sua prática corroboram para o aprimoramento da sua didática na busca de práticas lúdicas. Nosso objetivo foi identificar e analisar práticas alfabetizadoras que contribuem em uma sala de primeiro ano de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, para o processo de alfabetização de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017) de uma professora alfabetizadora em diálogo com os(as) demais autores(as) do estudo, também professores(as). Apoia-se teoricamente em Tardiff (2014), Smolka (2012), Soares (2020), Colello (2021), Morais (2012), dentre outros. Os resultados desse estudo evidenciaram que por meio de práticas que evidenciam a aprendizagem das crianças, bem como a exposição para a composição do espaço como meio de tornar visível uma aprendizagem contínua e significativa. A valorização da estética nas práticas pedagógicas, evidenciam uma entrega integral das crianças em meio às atividades propostas. O estudo corroborou assim para o aprimoramento da práxis pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7465_TB6621_09062024164946.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENYTHYAIS COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Venythyais"
    "autor_email" => "venythyais.costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113515
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6621
    "inscrito_id" => 7465
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS, SABERES E PRÁTICAS ALFABETIZADORAS: O COTIDIANO DA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "O processo de construção da identidade do(a) professor(a) perpassa suas experiências cotidianas, sejam por meio do processo de ensino-aprendizagem presente na sala de aula ou, por meio de trocas significativas com seus/os pares. Compreender o espaço como o terceiro educador, possibilita a construção de um ambiente que proporciona por meio da estética uma aprendizagem significativa, no qual os saberes dos professores interligados com a reflexão de sua prática corroboram para o aprimoramento da sua didática na busca de práticas lúdicas. Nosso objetivo foi identificar e analisar práticas alfabetizadoras que contribuem em uma sala de primeiro ano de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, para o processo de alfabetização de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017) de uma professora alfabetizadora em diálogo com os(as) demais autores(as) do estudo, também professores(as). Apoia-se teoricamente em Tardiff (2014), Smolka (2012), Soares (2020), Colello (2021), Morais (2012), dentre outros. Os resultados desse estudo evidenciaram que por meio de práticas que evidenciam a aprendizagem das crianças, bem como a exposição para a composição do espaço como meio de tornar visível uma aprendizagem contínua e significativa. A valorização da estética nas práticas pedagógicas, evidenciam uma entrega integral das crianças em meio às atividades propostas. O estudo corroborou assim para o aprimoramento da práxis pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7465_TB6621_09062024164946.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VENYTHYAIS COSTA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Venythyais"
    "autor_email" => "venythyais.costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de construção da identidade do(a) professor(a) perpassa suas experiências cotidianas, sejam por meio do processo de ensino-aprendizagem presente na sala de aula ou, por meio de trocas significativas com seus/os pares. Compreender o espaço como o terceiro educador, possibilita a construção de um ambiente que proporciona por meio da estética uma aprendizagem significativa, no qual os saberes dos professores interligados com a reflexão de sua prática corroboram para o aprimoramento da sua didática na busca de práticas lúdicas. Nosso objetivo foi identificar e analisar práticas alfabetizadoras que contribuem em uma sala de primeiro ano de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, para o processo de alfabetização de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017) de uma professora alfabetizadora em diálogo com os(as) demais autores(as) do estudo, também professores(as). Apoia-se teoricamente em Tardiff (2014), Smolka (2012), Soares (2020), Colello (2021), Morais (2012), dentre outros. Os resultados desse estudo evidenciaram que por meio de práticas que evidenciam a aprendizagem das crianças, bem como a exposição para a composição do espaço como meio de tornar visível uma aprendizagem contínua e significativa. A valorização da estética nas práticas pedagógicas, evidenciam uma entrega integral das crianças em meio às atividades propostas. O estudo corroborou assim para o aprimoramento da práxis pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.