O processo de construção da identidade do(a) professor(a) perpassa suas experiências cotidianas, sejam por meio do processo de ensino-aprendizagem presente na sala de aula ou, por meio de trocas significativas com seus/os pares. Compreender o espaço como o terceiro educador, possibilita a construção de um ambiente que proporciona por meio da estética uma aprendizagem significativa, no qual os saberes dos professores interligados com a reflexão de sua prática corroboram para o aprimoramento da sua didática na busca de práticas lúdicas. Nosso objetivo foi identificar e analisar práticas alfabetizadoras que contribuem em uma sala de primeiro ano de uma escola pública da rede municipal de Fortaleza, para o processo de alfabetização de crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma escrevivência (Evaristo, 2017) de uma professora alfabetizadora em diálogo com os(as) demais autores(as) do estudo, também professores(as). Apoia-se teoricamente em Tardiff (2014), Smolka (2012), Soares (2020), Colello (2021), Morais (2012), dentre outros. Os resultados desse estudo evidenciaram que por meio de práticas que evidenciam a aprendizagem das crianças, bem como a exposição para a composição do espaço como meio de tornar visível uma aprendizagem contínua e significativa. A valorização da estética nas práticas pedagógicas, evidenciam uma entrega integral das crianças em meio às atividades propostas. O estudo corroborou assim para o aprimoramento da práxis pedagógica.