Em meio à globalização e aos avanços da cultura digital e virtual, um problema permanece: o ser humano não é de natureza digital ou virtual. Não obstante as mudanças culturais que continuamente avançam por entre épocas e lugares, transformando as facetas da civilização, no fundo há uma identidade genuinamente humana que permanece. Com isso em vista, esta pesquisa objetiva estudar os valores do humanismo na ótica de Antonio Meneghetti, a fim de propor modos em que esses valores possam alicerçar a educação contemporânea. Para isso, metodologicamente optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, baseando-se sobretudo na obra de Meneghetti, bem como valendo-se de publicações afins de autores diversos. Deste modo, realizou-se um levantamento de quais são os valores humanistas pautados pelo autor, compreendendo-se as seguintes fases do humanismo, tais quais apresentadas na sua obra: clássico, histórico, civil, renascentista e ontológico. Ressalta-se que o autor propõe o humanismo ontológico como retomada da centralidade na essência humana, na sua ordem natural de bem-estar e realização integral, posicionando esta como critério apriórico para tudo o que se refere ao ser humano. A partir do levantamento, realizaram-se propostas de aplicação dos valores humanistas no contexto da educação contemporânea, sobretudo em vista dos avanços da cultura digital e virtual, dialogando-se também com indicações dadas pela ONU, pela UNESCO e pela UNICEF. Como limitações da pesquisa, consideram-se o recorte escolhido de autores e obras e o seu caráter puramente teórico. Assim, sugere-se para pesquisas futuras estudar outras obras do mesmo autor, estudar outros autores e, ainda, realizar investigações ou aplicações de caráter empírico em contexto educacional.