Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E A PRIVACIDADE DOS ALUNOS: IMPACTOS DO DIAGNÓSTICO EM SALA DE AULA.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho aborda a problematização de algumas práticas observadas com relação a exposição de diagnósticos dos alunos neurodivergentes presentes nas salas de aula regulares, as quais foram observadas na perspetiva de estágio universitário no âmbito educacional na rede pública do Sertão Central. No espaço escolar, ao estarem a frente de uma sala de aula com diversos alunos, cada um com suas particularidades, os professores e coordenadoras relataram, por meio de uma escuta ativa e semanal, um impasse no enfrentamento do desafio contínuo quando se fala sobre a inclusão de forma correta e eficaz. Notei, ao observar as salas de aula regulares, que ao tentar ajustar-se a tal política, os docentes findam por, muitas vezes, enquadrar os discentes em rótulos, e, com isso, ocorrem consequências prejudiciais para esses alunos que passam por essas classificações em seu ambiente educacional, tais atitudes não necessariamente tem o intuito de prejudicá-los ou segregá-los, mas findam, consequentemente, por fazê-lo. Tal cenário envolve pontos essenciais para a manutenção de um ambiente escolar, como questões éticas, legais e pedagógicas, além disso, é imprescindível considerar os impactos negativos de tamanha exposição dos alunos que passam por essa situação, refletindo em seu aprendizado, sua autoestima e socialização com os demais discentes, podendo promover um sentimento de segregação que refletirá não somente em sua educação intelectual, mas também em seu ser como sujeito ímpar, limitando-os ao seu diagnóstico, excluindo questões essenciais, como sociais e emocionais, em um processo de desenvolvimento do sujeito como indivíduo.

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