Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EJA: O EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO DO BLOG

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109252
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 551
    "inscrito_id" => 2466
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EJA: O EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO DO BLOG"
    "resumo" => "Dos desafios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) as Tecnologias Digitais são imperativas e geram novas necessidades de aprendizagem. A pesquisa em andamento, com financiamento da CAPES, é um Experimento Didático-Formativo que propõe não apenas a transmissão de conhecimentos, mas o desenvolvimento pela aprendizagem significativa e emancipação em ambientes digitais. Fundamentados na Educação Desenvolvimental utilizamos da Teoria da Atividade de Estudo como método de ensino e de pesquisa na investigação educacional. Nossa leitura sobre o campo da EJA parte das concepções da Educação Libertadora em que se pretende uma pedagogia crítica e emancipadora. O experimento põe os participantes em Atividade de Estudo sobre Tecnologias Digitais com intencionalidade de publicar seus trabalhos autorais no blog da escola. Os participantes foram convidados a publicar suas autobiografias na internet como forma de emancipação e de participação em ambientes digitais. As tarefas de estudo realizadas pelos educandos com auxílio do professor-pesquisador objetivavam a assimilação e generalização dos conteúdos teóricos do campo das Tecnologias Digitais, especificamente da Informática básica, para viabilizar a resolução autônoma da atividade de estudo de publicação na internet. Durante as tarefas de estudo o professor foi facilitador da aprendizagem enquanto, ao mesmo tempo, pesquisador ao investigar o processo em que ocorreu seu desenvolvimento. Os resultados apontam para a efetividade do modelo desenvolvimental em que a aprendizagem do conteúdo teórico socialmente situado se adianta ao desenvolvimento para o impulsionar e causar transformações qualitativas na personalidade. Foram publicados no blog da escola 11 posts autorais por 10 participantes concluintes, sendo 7 autobiografias, 2 crônicas, 1 receita e 1 imagem. Os conteúdos foram decididos pelos participantes a partir de suas próprias motivações e expressam suas identidades na internet. Os educandos foram convidados para uma inclusão digital significativa de valorização de suas personalidades com vistas a participação social consciente em ambiente digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2466_TB551_30092024120554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO MARTINS BERSI"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.bersi@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109252
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 551
    "inscrito_id" => 2466
    "titulo" => "APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EJA: O EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO DO BLOG"
    "resumo" => "Dos desafios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) as Tecnologias Digitais são imperativas e geram novas necessidades de aprendizagem. A pesquisa em andamento, com financiamento da CAPES, é um Experimento Didático-Formativo que propõe não apenas a transmissão de conhecimentos, mas o desenvolvimento pela aprendizagem significativa e emancipação em ambientes digitais. Fundamentados na Educação Desenvolvimental utilizamos da Teoria da Atividade de Estudo como método de ensino e de pesquisa na investigação educacional. Nossa leitura sobre o campo da EJA parte das concepções da Educação Libertadora em que se pretende uma pedagogia crítica e emancipadora. O experimento põe os participantes em Atividade de Estudo sobre Tecnologias Digitais com intencionalidade de publicar seus trabalhos autorais no blog da escola. Os participantes foram convidados a publicar suas autobiografias na internet como forma de emancipação e de participação em ambientes digitais. As tarefas de estudo realizadas pelos educandos com auxílio do professor-pesquisador objetivavam a assimilação e generalização dos conteúdos teóricos do campo das Tecnologias Digitais, especificamente da Informática básica, para viabilizar a resolução autônoma da atividade de estudo de publicação na internet. Durante as tarefas de estudo o professor foi facilitador da aprendizagem enquanto, ao mesmo tempo, pesquisador ao investigar o processo em que ocorreu seu desenvolvimento. Os resultados apontam para a efetividade do modelo desenvolvimental em que a aprendizagem do conteúdo teórico socialmente situado se adianta ao desenvolvimento para o impulsionar e causar transformações qualitativas na personalidade. Foram publicados no blog da escola 11 posts autorais por 10 participantes concluintes, sendo 7 autobiografias, 2 crônicas, 1 receita e 1 imagem. Os conteúdos foram decididos pelos participantes a partir de suas próprias motivações e expressam suas identidades na internet. Os educandos foram convidados para uma inclusão digital significativa de valorização de suas personalidades com vistas a participação social consciente em ambiente digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2466_TB551_30092024120554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO MARTINS BERSI"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.bersi@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Dos desafios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) as Tecnologias Digitais são imperativas e geram novas necessidades de aprendizagem. A pesquisa em andamento, com financiamento da CAPES, é um Experimento Didático-Formativo que propõe não apenas a transmissão de conhecimentos, mas o desenvolvimento pela aprendizagem significativa e emancipação em ambientes digitais. Fundamentados na Educação Desenvolvimental utilizamos da Teoria da Atividade de Estudo como método de ensino e de pesquisa na investigação educacional. Nossa leitura sobre o campo da EJA parte das concepções da Educação Libertadora em que se pretende uma pedagogia crítica e emancipadora. O experimento põe os participantes em Atividade de Estudo sobre Tecnologias Digitais com intencionalidade de publicar seus trabalhos autorais no blog da escola. Os participantes foram convidados a publicar suas autobiografias na internet como forma de emancipação e de participação em ambientes digitais. As tarefas de estudo realizadas pelos educandos com auxílio do professor-pesquisador objetivavam a assimilação e generalização dos conteúdos teóricos do campo das Tecnologias Digitais, especificamente da Informática básica, para viabilizar a resolução autônoma da atividade de estudo de publicação na internet. Durante as tarefas de estudo o professor foi facilitador da aprendizagem enquanto, ao mesmo tempo, pesquisador ao investigar o processo em que ocorreu seu desenvolvimento. Os resultados apontam para a efetividade do modelo desenvolvimental em que a aprendizagem do conteúdo teórico socialmente situado se adianta ao desenvolvimento para o impulsionar e causar transformações qualitativas na personalidade. Foram publicados no blog da escola 11 posts autorais por 10 participantes concluintes, sendo 7 autobiografias, 2 crônicas, 1 receita e 1 imagem. Os conteúdos foram decididos pelos participantes a partir de suas próprias motivações e expressam suas identidades na internet. Os educandos foram convidados para uma inclusão digital significativa de valorização de suas personalidades com vistas a participação social consciente em ambiente digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.