Dos desafios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) as Tecnologias Digitais são imperativas e geram novas necessidades de aprendizagem. A pesquisa em andamento, com financiamento da CAPES, é um Experimento Didático-Formativo que propõe não apenas a transmissão de conhecimentos, mas o desenvolvimento pela aprendizagem significativa e emancipação em ambientes digitais. Fundamentados na Educação Desenvolvimental utilizamos da Teoria da Atividade de Estudo como método de ensino e de pesquisa na investigação educacional. Nossa leitura sobre o campo da EJA parte das concepções da Educação Libertadora em que se pretende uma pedagogia crítica e emancipadora. O experimento põe os participantes em Atividade de Estudo sobre Tecnologias Digitais com intencionalidade de publicar seus trabalhos autorais no blog da escola. Os participantes foram convidados a publicar suas autobiografias na internet como forma de emancipação e de participação em ambientes digitais. As tarefas de estudo realizadas pelos educandos com auxílio do professor-pesquisador objetivavam a assimilação e generalização dos conteúdos teóricos do campo das Tecnologias Digitais, especificamente da Informática básica, para viabilizar a resolução autônoma da atividade de estudo de publicação na internet. Durante as tarefas de estudo o professor foi facilitador da aprendizagem enquanto, ao mesmo tempo, pesquisador ao investigar o processo em que ocorreu seu desenvolvimento. Os resultados apontam para a efetividade do modelo desenvolvimental em que a aprendizagem do conteúdo teórico socialmente situado se adianta ao desenvolvimento para o impulsionar e causar transformações qualitativas na personalidade. Foram publicados no blog da escola 11 posts autorais por 10 participantes concluintes, sendo 7 autobiografias, 2 crônicas, 1 receita e 1 imagem. Os conteúdos foram decididos pelos participantes a partir de suas próprias motivações e expressam suas identidades na internet. Os educandos foram convidados para uma inclusão digital significativa de valorização de suas personalidades com vistas a participação social consciente em ambiente digital.