A PRÁXIS PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS NÃOESCOLARES: A ATUAÇÃO DO INSTITUTO TRÊSMARES E DO INSTITUTO SERVILUZ NO TITANZINHO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111300 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3416 "inscrito_id" => 10818 "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS NÃOESCOLARES: A ATUAÇÃO DO INSTITUTO TRÊSMARES E DO INSTITUTO SERVILUZ NO TITANZINHO" "resumo" => "O profissional de pedagogia atravessa constantes desafios na contemporaneidade, desde o modo como seu processo formativo é construído, perpassando pela relação que essa pedagogia estabelece com a sociedade vigente. Nesse sentido, pensar a sua atuação em diversos espaços é uma premissa importante para se refletir sobre os desafios existentes nesse cenário. Diante disso, esta investigação analisou a práxis pedagógica em espaços educacionais não-escolares. O lócus da pesquisa foi o bairro Serviluz, em Fortaleza/CE, onde estão situadas as duas organizações estudadas, o Instituto Trêsmares e o Instituto Serviluz. Ambas contam com pedagogos (as) em sua atuação com crianças e adolescentes do referido bairro. A fim de responder a essa dimensão, elencam-se os seguintes objetivos específicos: a) Compreender o trabalho social do pedagogo em movimentos sociais, b) Investigar o processo formativo de ONGs no Serviluz, com ênfase nos dois institutos, e c) Analisar a práxis pedagógica desses grupos por meio da reflexão sobre seu acervo documental. O recurso metodológico empregado é a análise documental, crucial na pesquisa de cunho qualitativo, explorando registros textuais e visuais para compreender as dinâmicas pedagógicas nos ambientes não-escolares sob estudo. Os resultados oferecem novos olhares sobre o papel do pedagogo em tais contextos, salientando a importância de uma práxis educativa embasada no diálogo, na reflexão crítica e no comprometimento com a mudança social. A análise documental propicia uma compreensão ampliada dos fundamentos das práticas pedagógicas das instituições pesquisadas. Em síntese, este estudo contribuiu para a análise da atuação do pedagogo em espaços educacionais não-escolares, ressaltando a necessidade de uma formação holística para os profissionais da pedagogia. Ao destacar a relevância da educação emancipadora, a investigação destacou a importância de práticas pedagógicas que fomentem não apenas o conhecimento, mas também a consciência e a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa pautada na equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10818_TB3416_27102024210244.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA MARIA LEAL PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanalealpedagoga@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111300 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3416 "inscrito_id" => 10818 "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS NÃOESCOLARES: A ATUAÇÃO DO INSTITUTO TRÊSMARES E DO INSTITUTO SERVILUZ NO TITANZINHO" "resumo" => "O profissional de pedagogia atravessa constantes desafios na contemporaneidade, desde o modo como seu processo formativo é construído, perpassando pela relação que essa pedagogia estabelece com a sociedade vigente. Nesse sentido, pensar a sua atuação em diversos espaços é uma premissa importante para se refletir sobre os desafios existentes nesse cenário. Diante disso, esta investigação analisou a práxis pedagógica em espaços educacionais não-escolares. O lócus da pesquisa foi o bairro Serviluz, em Fortaleza/CE, onde estão situadas as duas organizações estudadas, o Instituto Trêsmares e o Instituto Serviluz. Ambas contam com pedagogos (as) em sua atuação com crianças e adolescentes do referido bairro. A fim de responder a essa dimensão, elencam-se os seguintes objetivos específicos: a) Compreender o trabalho social do pedagogo em movimentos sociais, b) Investigar o processo formativo de ONGs no Serviluz, com ênfase nos dois institutos, e c) Analisar a práxis pedagógica desses grupos por meio da reflexão sobre seu acervo documental. O recurso metodológico empregado é a análise documental, crucial na pesquisa de cunho qualitativo, explorando registros textuais e visuais para compreender as dinâmicas pedagógicas nos ambientes não-escolares sob estudo. Os resultados oferecem novos olhares sobre o papel do pedagogo em tais contextos, salientando a importância de uma práxis educativa embasada no diálogo, na reflexão crítica e no comprometimento com a mudança social. A análise documental propicia uma compreensão ampliada dos fundamentos das práticas pedagógicas das instituições pesquisadas. Em síntese, este estudo contribuiu para a análise da atuação do pedagogo em espaços educacionais não-escolares, ressaltando a necessidade de uma formação holística para os profissionais da pedagogia. Ao destacar a relevância da educação emancipadora, a investigação destacou a importância de práticas pedagógicas que fomentem não apenas o conhecimento, mas também a consciência e a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa pautada na equidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10818_TB3416_27102024210244.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALANA MARIA LEAL PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "ALANA" "autor_email" => "alanalealpedagoga@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }