Este estudo investiga a importância da educação socioemocional no desenvolvimento integral dos alunos que estudam em escolas integrais. Utilizando uma revisão bibliográfica descritiva e exploratória, analisamos a literatura existente para identificar os principais programas, metodologias e impactos dessa abordagem pedagógica. A pesquisa foi fundamentada em autores como Celso Antunes, Maria Tereza Maldonado e Angela Soligo, que destacam a relevância das competências emocionais e sociais para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Os resultados indicam que a implementação de programas de educação socioemocional em escolas integrais produz benefícios significativos em três áreas principais: desempenho acadêmico, comportamento social e bem-estar emocional. Os alunos que participaram destes programas apresentaram melhorias nas notas, maior motivação para aprender, redução de comportamentos problemáticos, capacidade de resolver conflitos de forma eficaz e aumento da empatia. Além disso, o bem-estar emocional dos alunos melhorou, com maior autoestima e melhor gestão do estresse. No entanto, o estudo também identificou desafios na implementação destes programas, tais como a falta de formação específica de professores e a escassez de recursos em algumas escolas. Para superar estes obstáculos, é necessário um investimento contínuo na formação de professores e no apoio institucional. Portanto, a educação socioemocional é uma ferramenta poderosa para o desempenho fundamental dos alunos e deve ser uma prioridade na política educacional, promovendo uma educação holística e humana. Estudos futuros deverão examinar a eficácia das estratégias e acompanhar os estudantes ao longo do tempo para avaliar os efeitos duradouros destas intervenções.