Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109228
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 521
    "inscrito_id" => 1109
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o intuito de refletir sobre as discussões da, história da matemática e história para o ensino de matemática, sendo que tais temas servem como auxílio e metodologias para professores dos anos iniciais e demais níveis de ensino, utilizarem em suas práticas enquanto docente, não se restringindo somente a professores de matemática mas sim de outras áreas do conhecimentos, provocando uma interdisciplinaridade na sua formação, já que cada vez mais essa temática está presente nos cursos de formação de professores. Na fundamentação teórica recorre a trabalhos de Mendes (2014, 2015) que é um grande estudioso nessa área de conhecimento, e tem trabalhos que dão fundamentos a esses conceitos, relacionados ao objeto desta pesquisa. Utilizou-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, fazendo levantamento bibliográfico de trabalhos já produzidos nesta área de conhecimento matemático. De modo que visa a fomentar os saberes dos professores em formação inicial ou continuada. Com isso faz com que o professor alfabetizador aperfeiçoe suas práticas voltada a toda uma auto análise de suas reflexões acerca do tema que é abordado nesta pesquisa. Que fazer a leitura e estudo deste trabalho venham a trazer um incentivo, a ter um desenvolvimento de suas atividades voltadas para esse pensamento como não só uma metodologia, mas como práticas pedagógicas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1109_TB521_27102024184224.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcosmonteiro1015@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109228
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 521
    "inscrito_id" => 1109
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o intuito de refletir sobre as discussões da, história da matemática e história para o ensino de matemática, sendo que tais temas servem como auxílio e metodologias para professores dos anos iniciais e demais níveis de ensino, utilizarem em suas práticas enquanto docente, não se restringindo somente a professores de matemática mas sim de outras áreas do conhecimentos, provocando uma interdisciplinaridade na sua formação, já que cada vez mais essa temática está presente nos cursos de formação de professores. Na fundamentação teórica recorre a trabalhos de Mendes (2014, 2015) que é um grande estudioso nessa área de conhecimento, e tem trabalhos que dão fundamentos a esses conceitos, relacionados ao objeto desta pesquisa. Utilizou-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, fazendo levantamento bibliográfico de trabalhos já produzidos nesta área de conhecimento matemático. De modo que visa a fomentar os saberes dos professores em formação inicial ou continuada. Com isso faz com que o professor alfabetizador aperfeiçoe suas práticas voltada a toda uma auto análise de suas reflexões acerca do tema que é abordado nesta pesquisa. Que fazer a leitura e estudo deste trabalho venham a trazer um incentivo, a ter um desenvolvimento de suas atividades voltadas para esse pensamento como não só uma metodologia, mas como práticas pedagógicas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1109_TB521_27102024184224.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcosmonteiro1015@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de refletir sobre as discussões da, história da matemática e história para o ensino de matemática, sendo que tais temas servem como auxílio e metodologias para professores dos anos iniciais e demais níveis de ensino, utilizarem em suas práticas enquanto docente, não se restringindo somente a professores de matemática mas sim de outras áreas do conhecimentos, provocando uma interdisciplinaridade na sua formação, já que cada vez mais essa temática está presente nos cursos de formação de professores. Na fundamentação teórica recorre a trabalhos de Mendes (2014, 2015) que é um grande estudioso nessa área de conhecimento, e tem trabalhos que dão fundamentos a esses conceitos, relacionados ao objeto desta pesquisa. Utilizou-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, fazendo levantamento bibliográfico de trabalhos já produzidos nesta área de conhecimento matemático. De modo que visa a fomentar os saberes dos professores em formação inicial ou continuada. Com isso faz com que o professor alfabetizador aperfeiçoe suas práticas voltada a toda uma auto análise de suas reflexões acerca do tema que é abordado nesta pesquisa. Que fazer a leitura e estudo deste trabalho venham a trazer um incentivo, a ter um desenvolvimento de suas atividades voltadas para esse pensamento como não só uma metodologia, mas como práticas pedagógicas em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.