“A Leitura Mediada no ambiente virtual na rede municipal de Sorriso no calendário remoto de 2020” buscou investigar como e de que modo o município de Sorriso se organizou para a implantação da leitura mediada em ambiente virtual na rede municipal de ensino durante o calendário letivo e desenvolvido remotamente em 2020. Para tanto, o trabalho analisou o projeto “Histórias na sua Casa”, disponível na plataforma on-line do município, de livre acesso ao público e disponibilizado como material de apoio cultural e escolar durante o período de isolamento social em decorrência da Covid-19. Assim, o foco está na análise da criação e desdobramentos desse novo formato, que levou a leitura mediada para um novo ambiente, o virtual. A análise também busca entender como as famílias aceitaram o novo formato e de que maneira se deu a recepção das histórias online na casa dos estudantes. O trabalho também buscou compreender as fases de seleção, construção e ambientação das histórias contadas online pelo projeto. Ao fim da pesquisa, o projeto mostrou-se atual e relevante, atendendo também as necessidades da comunidade escolar integrada por alunos surdos, ampliando o campo e relevância social. Por fim, a temática mostrou-se um terreno rico para novas explorações de comportamento e de aprendizado educacional.