SANGUE NEGRO E A SALA DE AULA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114275 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7699 "inscrito_id" => 19721 "titulo" => "SANGUE NEGRO E A SALA DE AULA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM" "resumo" => "O presente artigo propõe o ensino da poesia de Noémia de Sousa na sala de aula, em uma perspectiva crítica e interpretativa. Este estudo é de cunho bibliográfico, investigativo e propositivo. Pretende-se discutir sobre a construção da identidade feminina, a partir da poesia de Noémia, poeta moçambicana, por um viés histórico, social e cultural. O processo metodológico está concatenado em três etapas, a saber: a primeira, leitura da obra Sangue Negro (2001), cujo intuito mapear os poemas que apresentam uma voz transgressora e identitária. Em seguida, leitura dos teóricos que estudam a temática em análise, e por último, análise e interpretação dos poemas mapeados. O arcabouço teórico está pautado nos estudos de Stuart Hall (2014), Octavio Paz (1982), Alfredo Bosi (1977), Hélder Pinheiro (2014, 2007), Momplé (1999), dentre outros. Nesse sentido, a poesia de Noémia apresenta crítica sociopolítica, prevalência da voz feminina, afirmação da negritude e, sobretudo, exaltação da cultura africana. Este trabalho dar ênfase à importância da escritora para a construção identitária e de seu pensamento transgressor no período colonial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19721_TB7699_27072024133254.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO MARQUES PEREIRA FILHO" "autor_nome_curto" => "Thony Marques" "autor_email" => "thony.marques@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114275 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7699 "inscrito_id" => 19721 "titulo" => "SANGUE NEGRO E A SALA DE AULA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM" "resumo" => "O presente artigo propõe o ensino da poesia de Noémia de Sousa na sala de aula, em uma perspectiva crítica e interpretativa. Este estudo é de cunho bibliográfico, investigativo e propositivo. Pretende-se discutir sobre a construção da identidade feminina, a partir da poesia de Noémia, poeta moçambicana, por um viés histórico, social e cultural. O processo metodológico está concatenado em três etapas, a saber: a primeira, leitura da obra Sangue Negro (2001), cujo intuito mapear os poemas que apresentam uma voz transgressora e identitária. Em seguida, leitura dos teóricos que estudam a temática em análise, e por último, análise e interpretação dos poemas mapeados. O arcabouço teórico está pautado nos estudos de Stuart Hall (2014), Octavio Paz (1982), Alfredo Bosi (1977), Hélder Pinheiro (2014, 2007), Momplé (1999), dentre outros. Nesse sentido, a poesia de Noémia apresenta crítica sociopolítica, prevalência da voz feminina, afirmação da negritude e, sobretudo, exaltação da cultura africana. Este trabalho dar ênfase à importância da escritora para a construção identitária e de seu pensamento transgressor no período colonial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19721_TB7699_27072024133254.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIO MARQUES PEREIRA FILHO" "autor_nome_curto" => "Thony Marques" "autor_email" => "thony.marques@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }