A intervenção educacional "Supermercado Microbiológico" na Escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, em Recife, Pernambuco, foi uma experiência pedagógica marcante e inovadora. Seu objetivo principal foi promover a revisão de conceitos de microbiologia e desconstruir estereótipos comuns associados aos microrganismos, possibilitando uma compreensão mais abrangente e crítica sobre o tema. Os estudantes demonstraram um engajamento ativo e entusiástico ao explorar os conceitos apresentados de maneira dinâmica e interativa. A abordagem lúdica e criativa adotada no "Supermercado Microbiológico" tornou o aprendizado acessível e atrativo, facilitando a assimilação dos conhecimentos transmitidos. A diversidade de embalagens de produtos com etiquetas de diferentes cores despertou a curiosidade dos alunos, incentivando-os a se envolver na atividade ao se depararem com questões desafiadoras relacionadas aos microrganismos, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e trabalho em equipe. A variedade de temas abordados permitiu uma ampla exploração da microbiologia em suas diversas aplicações e contextos. O sucesso da abordagem metodológica evidenciou a eficácia do ensino baseado na interatividade, criatividade e ludicidade. Em resumo, o "Supermercado Microbiológico" proporcionou uma experiência educativa memorável e enriquecedora, destacando a importância de estratégias inovadoras no processo de ensino e aprendizagem, bem como o potencial das disciplinas eletivas no contexto do novo modelo educacional do Ensino Médio.