No decurso das últimas décadas, a tecnologia vem provocando mudanças estruturais nas escolas, famílias e demais relações do homem com o cotidiano. Apesar dos benefícios evidentes, os efeitos nocivos do uso demasiado de tecnologias digitais configuram um alerta, especialmente nos adolescentes com acesso a um espaço cibernético repleto de atrativos, a exemplo de jogos online e redes sociais. A problemática toma maiores proporções quando o controle de tempo, conteúdo e forma de uso condizentes com a idade e o grau de maturidade desse público são negligenciados. Assim, as famílias contemporâneas têm que lidar com todas as facilidades trazidas por esse recurso, mas também com inseguranças, dúvidas, e dificuldades advindas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, no município de Araçagi-Paraíba, com adolescentes matriculados em unidade escolar pública municipal ou estadual e objetiva investigar, à luz da Psicologia Relacional Sistêmica, os impactos da dependência digital no desenvolvimento das habilidades socioemocionais de adolescentes, com enfoque na participação da família nesse processo. Serão aplicados três instrumentos de coleta de dados: questionário sociodemográfico; versão traduzida e validada do Internet Addiction Test (IAT) e uma escala tipo Likert elaborada pela pesquisadora para avaliar os efeitos da dependência digital nas relações familiares e no desenvolvimento socioemocional dos adolescentes. Espera-se encontrar nos resultados deste estudo, evidências de que a influência da tecnologia nas relações parentais apresenta facilitação da comunicação em qualquer momento do dia como fator positivo, porém causa afastamento afetivo e baixo desenvolvimento socioemocional como aspectos negativos.