Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado com o objetivo de investigar as potencialidades da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), como recurso estratégico na recuperação de conceitos relativos a Geometria Plana com alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Manaus. A metodologia de pesquisa foi um estudo de campo em uma abordagem qualitativa. Para verificar os conhecimentos prévios sobre geometria plana e situações problemas foi realizada uma avaliação diagnóstica que identificou que parte dos alunos apresentaram ausência de conhecimentos prévios no conteúdo polígonos, área de figuras planas e perímetro, todavia denotaram resultados satisfatórios em aritmética de números decimais e conversão de medidas. Os dados coletados se originaram das observações dos participantes durante as atividades realizadas em sala de aula, buscando identificar as potencialidades da metodologia ativa, em específico a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na resolução de um problema que aborda a construção de uma casa popular, na qual os alunos deveriam calcular as áreas de piso, parede, telhado e jardim, bem como seus custos de construção. As análises prévias indicam que os alunos tiveram vários insights sobre os conceitos de geometria relacionando a teoria com a prática. Também foi observado a colaboração ativa e o engajamento dos alunos, que reforça que a resolução de problemas não é uma atividade individual e que as trocas de experiências ajudam a compreender o contexto do problema e situação que se apresenta. As análises ainda estão em andamento, e posteriormente estará focada na produção escrita para identificar quais as estratégias empregadas na resolução do problema, as abordagens criativas utilizadas, a aplicação de conceitos matemáticos relevantes e domínio da linguagem matemática, verificando as contribuições da aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Geometria Plana.