Nós, seres humanos, somos, em essência, contadores de histórias. Assumindo essa condição, apresentamos os resultados de uma experiência formativa, na configuração de um caso de ensino, que são narrativas que dão visibilidade às vivências de formadores, por meio das memórias. Nas narrativas de um caso de ensino, ampliam-se as possibilidades de reflexão sobre as próprias vivências, pelo reviver das experiências. A pesquisa-formação, de abordagem qualitativa, objeto do caso de ensino, buscava “compreender em que termos uma experiência formativa mediada por práticas teatrais, contribuiria para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes de professores que ensinam ciências. Pensar as questões socialmente relevantes, são inspirações advindas de Paulo Freire e Augusto Boal, pois eles apostam na aprendizagem que leve em conta o contexto social. Para Boal, em particular, as mediações das artes prefiguram elementos de luta e de emancipação. Em ambos os casos, oportunizam-se a construção de novos significados, de novos referenciais, na leitura de mundo. Os temas selecionados tratavam da exploração sexual Infantil, da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e seus impactos, da diversidade, do álcool na infância, da juventude e as drogas, da violência sexual infantil, dos vivencias de meninas com seus cabelos encaracolados. Os dados constituídos foram analisados mediante Análise Textual Discursiva. Avaliamos que as práticas teatrais contribuíram para a constituição de espaços de criação, de aprendizagens, de vivências estéticas, de ponderações éticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina também), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade, em um movimento de apropriação da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo.