METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114877 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8567 "inscrito_id" => 20654 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "As metodologias ativas são definidas como estratégias de ensino que buscam incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. Através deste estudo, objetivou-se identificar o uso das metodologias ativas em um curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa que aconteceu por meio de uma análise documental, a pesquisa foi baseada na análise dos planos de aula elaborados pelos docentes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Instituição de ensino, a amostra do estudo consistiu em todas as disciplinas do curso de bacharelado em enfermagem e a coleta de dados ocorreu de forma presencial, por meio de documentos impressos ou PDF’s. Para realização deste estudo foram analisados os planos de aula que correspondem ao ano de 2022. A pesquisa permitiu identificar todos os eixos temáticos utilizados, evidenciando assim o emprego de diversas metodologias ativas para o ensino dos alunos, desse modo o uso dessas metodologias ativas facilita a transição dos alunos para o ensino superior, a partir da pesquisa realizada, foi possível identificar as principais metodologias ativas empregadas na instituição de ensino investigada. Concluiu-se que o objetivo proposto foi atingido, uma vez que se evidenciou o quanto essas metodologias não apenas transformam a maneira como o conhecimento é transmitido, mas também a forma como moldam profissionais mais competentes e preparados para enfrentar os desafios futuros da profissão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20654_TB8567_27102024215538.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEVE LIMA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gevelima@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114877 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8567 "inscrito_id" => 20654 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "As metodologias ativas são definidas como estratégias de ensino que buscam incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. Através deste estudo, objetivou-se identificar o uso das metodologias ativas em um curso de graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa que aconteceu por meio de uma análise documental, a pesquisa foi baseada na análise dos planos de aula elaborados pelos docentes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Instituição de ensino, a amostra do estudo consistiu em todas as disciplinas do curso de bacharelado em enfermagem e a coleta de dados ocorreu de forma presencial, por meio de documentos impressos ou PDF’s. Para realização deste estudo foram analisados os planos de aula que correspondem ao ano de 2022. A pesquisa permitiu identificar todos os eixos temáticos utilizados, evidenciando assim o emprego de diversas metodologias ativas para o ensino dos alunos, desse modo o uso dessas metodologias ativas facilita a transição dos alunos para o ensino superior, a partir da pesquisa realizada, foi possível identificar as principais metodologias ativas empregadas na instituição de ensino investigada. Concluiu-se que o objetivo proposto foi atingido, uma vez que se evidenciou o quanto essas metodologias não apenas transformam a maneira como o conhecimento é transmitido, mas também a forma como moldam profissionais mais competentes e preparados para enfrentar os desafios futuros da profissão." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20654_TB8567_27102024215538.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEVE LIMA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gevelima@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }