Um dos principais objetivos da escola é ensinar os alunos a ler. Esta tarefa vem sendo um desafio persistente para professores do ensino fundamental I, visto que, muitos estudantes estão tendo dificuldades de aprendizagem por conta da constante falta de leitura. A leitura se faz necessária em um mundo com inúmeras transformações. Embora muitos estudantes tenham consciência de sua função, muitos ainda não desenvolveram tal virtude. Contudo, cabe a escola mostrar as possibilidades que a leitura pode proporcionar na vida destes discentes. O intuito deste trabalho foi favorecer o desenvolvimento cognitivo, criativo e motivacional dos estudantes despertando-lhes de forma espontânea e prazerosa para o mundo fantástico da leitura. Para isso, desenvolvemos algumas ações para atingir tal objetivo, a saber: criou-se um espaço na sala de aula destinado aos livros literários (cantinho da leitura); realizou-se narrações de histórias; realizou-se rodas de leitura no ambiente externo a sala de aula e na sala de aula; e promoveu-se um sarau de leitura e dramaturgia para os estudantes. Estas atividades ajudaram os alunos no desenvolvimento dos sentidos no ato de leitura. O processo de interpretação e compreensão também foi construído durante este trabalho. Desta forma, as habilidades que por muitas vezes, são trabalhadas de forma mecânica e com exercícios de memorização, foram usadas de maneira dinâmica e participativa. Portanto, com base nos resultados, verificou-se que a leitura quando trabalhada de forma criativa e voltada para a ludicidade faz com que os estudantes possam desenvolvê-la mais facilmente.