A LEITURA COMO MECANISMO DE CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA VIÇOSENSE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109136 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 5585 "titulo" => "A LEITURA COMO MECANISMO DE CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA VIÇOSENSE." "resumo" => "Um dos principais objetivos da escola é ensinar os alunos a ler. Esta tarefa vem sendo um desafio persistente para professores do ensino fundamental I, visto que, muitos estudantes estão tendo dificuldades de aprendizagem por conta da constante falta de leitura. A leitura se faz necessária em um mundo com inúmeras transformações. Embora muitos estudantes tenham consciência de sua função, muitos ainda não desenvolveram tal virtude. Contudo, cabe a escola mostrar as possibilidades que a leitura pode proporcionar na vida destes discentes. O intuito deste trabalho foi favorecer o desenvolvimento cognitivo, criativo e motivacional dos estudantes despertando-lhes de forma espontânea e prazerosa para o mundo fantástico da leitura. Para isso, desenvolvemos algumas ações para atingir tal objetivo, a saber: criou-se um espaço na sala de aula destinado aos livros literários (cantinho da leitura); realizou-se narrações de histórias; realizou-se rodas de leitura no ambiente externo a sala de aula e na sala de aula; e promoveu-se um sarau de leitura e dramaturgia para os estudantes. Estas atividades ajudaram os alunos no desenvolvimento dos sentidos no ato de leitura. O processo de interpretação e compreensão também foi construído durante este trabalho. Desta forma, as habilidades que por muitas vezes, são trabalhadas de forma mecânica e com exercícios de memorização, foram usadas de maneira dinâmica e participativa. Portanto, com base nos resultados, verificou-se que a leitura quando trabalhada de forma criativa e voltada para a ludicidade faz com que os estudantes possam desenvolvê-la mais facilmente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5585_TB398_26102024145109.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Romário Silva" "autor_email" => "sousa.romario33@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109136 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 5585 "titulo" => "A LEITURA COMO MECANISMO DE CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA VIÇOSENSE." "resumo" => "Um dos principais objetivos da escola é ensinar os alunos a ler. Esta tarefa vem sendo um desafio persistente para professores do ensino fundamental I, visto que, muitos estudantes estão tendo dificuldades de aprendizagem por conta da constante falta de leitura. A leitura se faz necessária em um mundo com inúmeras transformações. Embora muitos estudantes tenham consciência de sua função, muitos ainda não desenvolveram tal virtude. Contudo, cabe a escola mostrar as possibilidades que a leitura pode proporcionar na vida destes discentes. O intuito deste trabalho foi favorecer o desenvolvimento cognitivo, criativo e motivacional dos estudantes despertando-lhes de forma espontânea e prazerosa para o mundo fantástico da leitura. Para isso, desenvolvemos algumas ações para atingir tal objetivo, a saber: criou-se um espaço na sala de aula destinado aos livros literários (cantinho da leitura); realizou-se narrações de histórias; realizou-se rodas de leitura no ambiente externo a sala de aula e na sala de aula; e promoveu-se um sarau de leitura e dramaturgia para os estudantes. Estas atividades ajudaram os alunos no desenvolvimento dos sentidos no ato de leitura. O processo de interpretação e compreensão também foi construído durante este trabalho. Desta forma, as habilidades que por muitas vezes, são trabalhadas de forma mecânica e com exercícios de memorização, foram usadas de maneira dinâmica e participativa. Portanto, com base nos resultados, verificou-se que a leitura quando trabalhada de forma criativa e voltada para a ludicidade faz com que os estudantes possam desenvolvê-la mais facilmente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5585_TB398_26102024145109.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROMÁRIO DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "Romário Silva" "autor_email" => "sousa.romario33@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }