Este artigo coloca em discussão o trabalho missionário educacional das Irmãs Missionárias Franciscanas de Santo Antônio de Pádua. Essas religiosas, oriundas de Asten, na Província de Brabante do Norte, na Holanda, promoveram ações educacionais no Médio Sertão de Alagoas, especificamente nos municípios de Palestina, Pão de Açúcar e São José da Tapera. No âmbito educacional, construíram nessas cidades sertanejas dez creches, duas escolas de 1º e 2º Graus (Colégio João Paulo II e Colégio São Vicente) e uma faculdade (Faculdade São Vicente). Este trabalho se debruça em aportes bibliográficos referentes a historiografia franciscana em Alagoas, estudos voltados para a relação entre gênero e Igreja Católica e pesquisas que discutem o modelo educacional católico brasileiro. Além disso, fotografias, jornais e documentos escritos foram disponibilizados pela Sociedade Assistencial e Educacional da Paróquia de Pão de Açúcar e utilizados para a consolidação desta pesquisa. A pesquisa oral se faz presente neste trabalho, uma vez que as narrativas de vida serão analisadas para a percepção de aspectos da vida feminina católica. Metodologicamente, essas narrativas serão analisadas sob uma ótica “vista de baixo”, isto é, através dos sujeitos sertanejos que foram assistidos pelos trabalhos missionários dessas freiras holandesas. Neste trabalho, buscaremos entender de que forma é construída a relação dessas religiosas e os sujeitos assistidos por elas.