Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: A VOZ DO (A) EDUCADOR (A) NO SERTÃO PARAIBANO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108966
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 2079
    "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: A VOZ DO (A) EDUCADOR (A) NO SERTÃO PARAIBANO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma importante oportunidade para indivíduos que não puderam concluir a Educação Básica na faixa etária prevista para essa modalidade. No contexto educacional, ela busca preencher lacunas de conhecimento, mobilizando, a partir dos saberes da experiência desses sujeitos, o pensamento crítico e a resolução de problemas, especialmente no ensino de Ciências. O ambiente escolar desempenha um papel significativo ao propiciar o desenvolvimento de habilidades aplicáveis à vida cotidiana e à interação na sociedade. Considerando a relevância do ensino de Ciências na EJA, este trabalho visa analisar, na perspectiva dos(as) educadores(as), a abordagem do ensino de Ciências/Física na EJA numa escola da Rede Pública Municipal/Estadual localizada no município de São José de Piranhas, PB. Com isso, pretendemos também compreender como o(a) educador(a) percebe e enfrenta os desafios relacionados ao ensino de Ciências/Física nessa etapa específica.A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos em um estudo de caso. A metodologia inclui entrevistas com educadores e educadoras, complementadas por um questionário estruturado. A abordagem descritiva e exploratória busca capturar a complexidade do ensino de Ciências na EJA, explorando as percepções dos profissionais envolvidos. Os resultados obtidos destacam os relatos dos educadores, evidenciando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas no ensino de Ciências na EJA em uma escola da rede pública. As conclusões proporcionam uma visão aprofundada das experiências vivenciadas pelos educadores, oferecendo percepções sobre a dinâmica do processo educativo nesse contexto específico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2079_TB151_02102024233417.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RISOMAR BATISTA DE MENESES"
    "autor_nome_curto" => "Risomar Meneses"
    "autor_email" => "risomarmeneses@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108966
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 2079
    "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: A VOZ DO (A) EDUCADOR (A) NO SERTÃO PARAIBANO"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma importante oportunidade para indivíduos que não puderam concluir a Educação Básica na faixa etária prevista para essa modalidade. No contexto educacional, ela busca preencher lacunas de conhecimento, mobilizando, a partir dos saberes da experiência desses sujeitos, o pensamento crítico e a resolução de problemas, especialmente no ensino de Ciências. O ambiente escolar desempenha um papel significativo ao propiciar o desenvolvimento de habilidades aplicáveis à vida cotidiana e à interação na sociedade. Considerando a relevância do ensino de Ciências na EJA, este trabalho visa analisar, na perspectiva dos(as) educadores(as), a abordagem do ensino de Ciências/Física na EJA numa escola da Rede Pública Municipal/Estadual localizada no município de São José de Piranhas, PB. Com isso, pretendemos também compreender como o(a) educador(a) percebe e enfrenta os desafios relacionados ao ensino de Ciências/Física nessa etapa específica.A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos em um estudo de caso. A metodologia inclui entrevistas com educadores e educadoras, complementadas por um questionário estruturado. A abordagem descritiva e exploratória busca capturar a complexidade do ensino de Ciências na EJA, explorando as percepções dos profissionais envolvidos. Os resultados obtidos destacam os relatos dos educadores, evidenciando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas no ensino de Ciências na EJA em uma escola da rede pública. As conclusões proporcionam uma visão aprofundada das experiências vivenciadas pelos educadores, oferecendo percepções sobre a dinâmica do processo educativo nesse contexto específico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID2079_TB151_02102024233417.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RISOMAR BATISTA DE MENESES"
    "autor_nome_curto" => "Risomar Meneses"
    "autor_email" => "risomarmeneses@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma importante oportunidade para indivíduos que não puderam concluir a Educação Básica na faixa etária prevista para essa modalidade. No contexto educacional, ela busca preencher lacunas de conhecimento, mobilizando, a partir dos saberes da experiência desses sujeitos, o pensamento crítico e a resolução de problemas, especialmente no ensino de Ciências. O ambiente escolar desempenha um papel significativo ao propiciar o desenvolvimento de habilidades aplicáveis à vida cotidiana e à interação na sociedade. Considerando a relevância do ensino de Ciências na EJA, este trabalho visa analisar, na perspectiva dos(as) educadores(as), a abordagem do ensino de Ciências/Física na EJA numa escola da Rede Pública Municipal/Estadual localizada no município de São José de Piranhas, PB. Com isso, pretendemos também compreender como o(a) educador(a) percebe e enfrenta os desafios relacionados ao ensino de Ciências/Física nessa etapa específica.A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos em um estudo de caso. A metodologia inclui entrevistas com educadores e educadoras, complementadas por um questionário estruturado. A abordagem descritiva e exploratória busca capturar a complexidade do ensino de Ciências na EJA, explorando as percepções dos profissionais envolvidos. Os resultados obtidos destacam os relatos dos educadores, evidenciando os desafios enfrentados e as estratégias adotadas no ensino de Ciências na EJA em uma escola da rede pública. As conclusões proporcionam uma visão aprofundada das experiências vivenciadas pelos educadores, oferecendo percepções sobre a dinâmica do processo educativo nesse contexto específico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.