A formação literária do indivíduo se faz uma necessidade, visto que a criação de uma base de interpretação e análise são essenciais para todos, havendo a utilização dessas habilidades em diversas tarefas presentes no dia a dia. Por isso, a criação de um clube do livro se faz necessária para uma maior efetividade sobre a compreensão literária, sendo o meio utilizado em uma escola de ensino médio de tempo integral localizada no município de Pentecoste – CE. A experiência de leitura buscou trazer o debate sobre os vários temas tratados no livro em foco, a fim de exercitar os diversos meios de interpretação de uma única leitura, sendo uma necessidade trazida pelos próprios alunos para que se criasse um espaço de tempo para a leitura e expressão de suas interpretações pessoais. A pesquisa tem base qualitativa, sendo fundamentada nos estudos de Rangel, Freire, a Base Nacional Comum Curricular, além de outros aportes teóricos que dão base para este relato de experiência e que discutem acerca das temáticas abordadas. Em suma, o clube literário se revelou como uma experiência positiva para a formação leitora dos participantes, estabelecendo hábitos de leitura e formando o reconhecimento de obras que não são normalmente postas para uma leitura completa no ambiente escolar.