PEDAGOGIA ECO-ANCESTRAL EM PRÁTICAS DECOLONIAIS: ESCRITURAS LITERÁRIAS DE MULHERES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114635 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8234 "inscrito_id" => 20477 "titulo" => "PEDAGOGIA ECO-ANCESTRAL EM PRÁTICAS DECOLONIAIS: ESCRITURAS LITERÁRIAS DE MULHERES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "presente artigo referenda um recorte de pesquisa de Mestrado Profissional (PPGFP-UEPB), na Escola João XXIII, Instituição do Campo no município de Pocinhos-PB. Com objetivo discutir sobre a importância de autoria negro-feminina na literatura infantojuvenil, numa perspectiva antirracista e decolonial a partir da análise da obra literária o Black Power de Akin ( 2020), autoria de Kiusam de Oliveira e, enveredar o entrelace entre literatura e a pedagogia Eco – ancestral na construção literária infantojuvenil para (re) construções identitárias das crianças e infâncias de maneira positiva, de forma a combater o racismo vivenciado no contexto da sociedade. Apresenta uma abordagem metodológica bibliográfica e descritiva, alicerçados na pesquisa-ação, partimos de estudos literários e análises de documentos relativos à temática étnico-racial, seguida, das narrativas vivenciadas com oficinas literárias numa turma de 5º ano, Escola do Campo, pertencente ao Município de Pocinhos-PB. O embasamento teórico na Lei Federal 10.639/2003, e autores como Oliveira (2020), Moreira (2019), Cosson (2009), Duarte (2011), entre outros. A partir deste estudo, reflexões e vivências constatamos o papel preponderante que a literatura infantojuvenil de escrita negra feminina exerce na (re) construção e (re) existência da identidade e dos corpos negros de meninos, como descortinar o racismo ainda silenciado e camuflado, no contexto infanto-juvenil, corrobora na construção de pensamento crítico e reflexivo de forma positiva e empoderada da negritude e identidade negra, entrelaçada com a pedagogia eco- ancestral de forma a combater as multifaces do racismo e a necropolítica social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20477_TB8234_06082024154957.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Patrícia Souza" "autor_email" => "pipatricia278@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114635 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8234 "inscrito_id" => 20477 "titulo" => "PEDAGOGIA ECO-ANCESTRAL EM PRÁTICAS DECOLONIAIS: ESCRITURAS LITERÁRIAS DE MULHERES NEGRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "presente artigo referenda um recorte de pesquisa de Mestrado Profissional (PPGFP-UEPB), na Escola João XXIII, Instituição do Campo no município de Pocinhos-PB. Com objetivo discutir sobre a importância de autoria negro-feminina na literatura infantojuvenil, numa perspectiva antirracista e decolonial a partir da análise da obra literária o Black Power de Akin ( 2020), autoria de Kiusam de Oliveira e, enveredar o entrelace entre literatura e a pedagogia Eco – ancestral na construção literária infantojuvenil para (re) construções identitárias das crianças e infâncias de maneira positiva, de forma a combater o racismo vivenciado no contexto da sociedade. Apresenta uma abordagem metodológica bibliográfica e descritiva, alicerçados na pesquisa-ação, partimos de estudos literários e análises de documentos relativos à temática étnico-racial, seguida, das narrativas vivenciadas com oficinas literárias numa turma de 5º ano, Escola do Campo, pertencente ao Município de Pocinhos-PB. O embasamento teórico na Lei Federal 10.639/2003, e autores como Oliveira (2020), Moreira (2019), Cosson (2009), Duarte (2011), entre outros. A partir deste estudo, reflexões e vivências constatamos o papel preponderante que a literatura infantojuvenil de escrita negra feminina exerce na (re) construção e (re) existência da identidade e dos corpos negros de meninos, como descortinar o racismo ainda silenciado e camuflado, no contexto infanto-juvenil, corrobora na construção de pensamento crítico e reflexivo de forma positiva e empoderada da negritude e identidade negra, entrelaçada com a pedagogia eco- ancestral de forma a combater as multifaces do racismo e a necropolítica social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20477_TB8234_06082024154957.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "Patrícia Souza" "autor_email" => "pipatricia278@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }