A pesquisa trata de um projeto intitulado: "Na escola eu me (re)reconheço: descobrindo quem somos através do desenho infantil", que foi realizado no CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Professor Luzenildo Bezerra da Silva, no bairro Golandim – SGA/RN, com crianças do nível IV, turma de pré-escola. Essa pesquisa-ação, é resultado da relação teoria e prática, possibilitado pela formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, dialogando com a obra “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, como referência principal na abordagem da teoria do grafismo de Luquet apud Silva (2021). Para garantir os direitos de aprendizagem da criança no contexto escolar, onde pode se reconhecer como indivíduo e parte dessa diversidade humana e cultural, objetivamos através da prática pedagógica baseada na teoria de Luquet apud Silva (2021) e nos conhecimentos obtidos no curso de formação, privilegiar o método diálogo-registro-diálogo e evidenciar a evolução do grafismo. Dialogamos com a obra principal e o curso nos encaminhou alguns artigos de pesquisa, além disso, conversamos com Derdyk (2011) e Fonseca (2015). Os resultados dessa pesquisa-ação estão voltados tanto para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e a transformação de um repensar sobre a prática pedagógica, pois a formação continuada trouxe um novo olhar promovendo novas maneiras de observar e compreender o desenvolvimento do desenho infantil. É por meio do desenho que a criança expressa seus sentimentos, suas ideias e suas vontades.