As pilhas são dispositivos utilizados para obter energia. Esse processo ocorre por meio de reações de oxirredução espontâneas que produzem corrente elétrica, também conhecidas como células galvânicas. O campo da Química que investiga estas reações é a eletroquímica, que estuda seu desenvolvimento e funcionamento. No entanto, quando descartadas de maneira inadequada, promovem prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. Além disso, a falta de conhecimento dos riscos e a ausência de locais adequados para sua coleta são fatores que contribuem para essa problemática ambiental. Logo, torna-se importante adotar estratégias que viabilizem a propagação de conhecimentos e atitudes para a promoção de ações que preservem o meio ambiente. Nesse sentido, a abordagem teórico-metodológica da Educação Ambiental pode ser um caminho, devido ao seu potencial de transformação e impacto social. Ao estimular hábitos responsáveis, ela permite desenvolver cidadãos mais engajados com o meio em que vivem. Este trabalho relata a experiência sobre uma campanha de coleta de pilhas realizada em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de São Raimundo Nonato-PI. O público-alvo foram oito turmas de 6º e 7º anos (quatro de cada). Essa atividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina intitulada “Núcleo Temático” do curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública do município. Durante um mês de campanha, coletaram-se 78 pilhas por meio de uma ação realizada por alunos participantes, licenciandos e professores de ciências. Verificou-se que o projeto contribuiu para uma melhor compreensão e desenvolvimento de ações sobre a referida temática. Além disso, permitiu conscientizar os alunos sobre a necessidade do destino correto das pilhas. Espera-se que esse trabalho estimule a conscientização ambiental e inspire a adoção de atitudes que contribuam para uma sociedade mais sustentável.