Ao observar a dinâmica dos Encontros Formativos de Língua Inglesa (LI), destacamos a importância desse ambiente como um cenário reflexivo para os educadores, fornecendo insights para aprimorar suas práticas pedagógicas, além de ser um espaço para compartilhar e receber apoio em relação aos desafios educacionais. Objetivamos delinear os encontros de um grupo de oito professores de LI, no período de 2023, na cidade de Redenção, Ceará, Brasil, elencando suas principais demandas e reflexões durante quatro encontros formativos. Utilizamos uma abordagem qualitativa, pois, se constitui em um cunho descritivo, o qual busca a compreensão detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico. Baseamo-nos em Freire (2017), Alarcão (2011), Sacristán e Gómez (1998), Imbernón (2011), Pimenta e Ghedin (2006), e Nóvoa (2017) para apoiar as discussões sobre formação de professores e uma prática reflexiva, bem como Selbach (2010), Lima (2009), Oliveira (2014) e Oliveira (2015) nas argumentações pertencentes ao ensino de língua inglesa. Em síntese, os Encontros Formativos se revelam como espaço para a reflexão da prática docente, viabilizando um ambiente propício à análise crítica. Esses encontros não apenas promovem atualizações contínuas aos educadores em relação a novas abordagens e métodos de ensino, mas também fomentam um diálogo colaborativo. Através dessa dinâmica reflexiva, os docentes de língua inglesa têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento do ensino de línguas. Dessa forma, os encontros emergem como uma continuação da prática docente, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico, reflexivo e comunicativo.