Este trabalho tem como objetivo apresentar o percurso na construção e desenvolvimento do jogo didático intitulado “caminhos cartográficos” durante as aulas de Geografia das turmas de sexto e sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede privada na cidade de Salvador/Bahia. A elaboração do jogo buscou envolver os estudantes desde a concepção até a finalização, obedecendo às seguintes etapas: pesquisa bibliográfica e documental; estudo dos territórios de identidades do Estado da Bahia, designados para cada turma; seleção dos lugares desses territórios (turísticos ou não) considerados importantes; das personalidades de destaque nas mais diversas áreas de atuação e das manifestações culturais características e próprias desses territórios. Após a triagem, as turmas se dedicaram a elaboração dos textos e confecção dos cards do jogo. Por fim, ocorreu a apresentação e demonstração do material produzido para outras turmas da unidade escolar. Conclui-se, a partir desse trabalho, que os jogos, como recursos metodológicos podem possibilitar e estimular o desenvolvimento de competências e habilidades como: o trabalho cooperativo, o aprendizado mediante os erros e a motivação no processo de aprendizagem. E especificamente, no ensino da Geografia, foi possível com maior ludicidade, estimular a compreensão de conceitos geográficos, relacionados a orientação e cartografia e conhecer os espaços que vivem. Evidenciou-se o engajamento das turmas durante todo processo de construção do jogo, reafirmando que o uso metodologias ativas e alternativas ao modelo tradicional de ensino, podem propiciar outros caminhos pedagógicos que ajudem os sujeitos na compreensão do espaço vivido, de forma crítica reflexiva e em suas múltiplas dimensões e escalas.