A dificuldade no ensino e aprendizagem em Química nos primeiros anos do ensino médio é nítida. Os alunos entram nesta nova jornada, muitas vezes, sem uma sólida base de conhecimentos prévios. O professor que rege essa disciplina, em alguns casos, pode não ser formado na área que atua, o que contribui, sobremaneira, como obstáculo na aprendizagem e formação dos alunos. A cultura em torno do ensino de Química, a coloca entre as disciplinas difíceis de serem aprendidas, aliado a formação docente deficitária e/ou a presença de outras áreas lecionando-a, se colocam como a realidade a ser enfrentada cotidianamente no ensino médio. Com base nesse contexto, esse trabalho integra um projeto de pesquisa qualitativa, produzido na disciplina de Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e Formação Docente IV, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Apodi. A finalidade deste projeto foi identificar dentro da rede estadual de ensino da cidade de Apodi/RN, como são desenvolvidos os processos de execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) relacionados ao ensino de Química numa escola estadual com intuito de conhecer o quadro profissional de ensino da área da Química e sua formação. Como forma de coleta de dados foram realizadas entrevistas para melhor compreensão da temática, através dos diálogos com docentes da área de Química e com a coordenadora geral da 13° Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) da cidade de Apodi/RN, além de identificar como é desenvolvimento do PPP e sua relação direta com o ensino e aprendizagem de Química na rede estadual de ensino.