O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os estudantes, principalmente aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O DUA é um modelo flexível e inclusivo que reconhece a diversidade dos educandos e busca criar ambientes de aprendizagem que sejam acessíveis a todos. Baseado no conceito de desenho universal, em fornecer múltiplas formas de envolvimento, múltiplas formas de representação de informações e múltiplas formas de ação e expressão de aprendizagem. Seu intuito é eliminar as barreiras que dificultam o aprendizado e o acesso ao currículo. Quando os professores compreendem o DUA, eles se tornam agentes de mudança, capazes de personalizar o ensino. O DUA atua como um facilitador da prática pedagógica, transformando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e equânime. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as interações sociais e variam de sujeito para sujeito. A presença destes estudantes nas unidades escolares mostra a necessidade de mudança na práxis pedagógica. O objetivo deste artigo é discutir como o DUA pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar os estudantes com TEA. O presente estudo aborda o DUA, a partir das especificidades dos educandos com TEA. Assim sendo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, análise de dissertações, teses e artigos publicados são trazidos para a discussão conceitos, princípios e aplicabilidade do DUA e sua contribuição para os estudantes com TEA por meio de relatos de experiência e estudos de caso. Os resultados são claros e significativos, o conhecimento e a aplicabilidade do DUA pelos docentes são essenciais para promover a inclusão escolar de educandos com TEA e para criar práticas pedagógicas mais equitativas.