Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E SUA APLICABILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E EQUIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109059
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 2335
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E SUA APLICABILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E EQUIDADE"
    "resumo" => "O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os estudantes, principalmente aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O DUA é um modelo flexível e inclusivo que reconhece a diversidade dos educandos e busca criar ambientes de aprendizagem que sejam acessíveis a todos. Baseado no conceito de desenho universal, em fornecer múltiplas formas de envolvimento, múltiplas formas de representação de informações e múltiplas formas de ação e expressão de aprendizagem. Seu intuito é eliminar as barreiras que dificultam o aprendizado e o acesso ao currículo. Quando os professores compreendem o DUA, eles se tornam agentes de mudança, capazes de personalizar o ensino. O DUA atua como um facilitador da prática pedagógica, transformando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e equânime. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as interações sociais e variam de sujeito para sujeito. A presença destes estudantes nas unidades escolares mostra a necessidade de mudança na práxis pedagógica. O objetivo deste artigo é discutir como o DUA pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar os estudantes com TEA. O presente estudo aborda o DUA, a partir das especificidades dos educandos com TEA. Assim sendo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, análise de dissertações, teses e artigos publicados são trazidos para a discussão conceitos, princípios e aplicabilidade do DUA e sua contribuição para os estudantes com TEA por meio de relatos de experiência e estudos de caso. Os resultados são claros e significativos, o conhecimento e a aplicabilidade do DUA pelos docentes são essenciais para promover a inclusão escolar de educandos com TEA e para criar práticas pedagógicas mais equitativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2335_TB285_20022024203940.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA FRANCIS"
    "autor_email" => "prof.sanfran@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109059
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 2335
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E SUA APLICABILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E EQUIDADE"
    "resumo" => "O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os estudantes, principalmente aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O DUA é um modelo flexível e inclusivo que reconhece a diversidade dos educandos e busca criar ambientes de aprendizagem que sejam acessíveis a todos. Baseado no conceito de desenho universal, em fornecer múltiplas formas de envolvimento, múltiplas formas de representação de informações e múltiplas formas de ação e expressão de aprendizagem. Seu intuito é eliminar as barreiras que dificultam o aprendizado e o acesso ao currículo. Quando os professores compreendem o DUA, eles se tornam agentes de mudança, capazes de personalizar o ensino. O DUA atua como um facilitador da prática pedagógica, transformando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e equânime. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as interações sociais e variam de sujeito para sujeito. A presença destes estudantes nas unidades escolares mostra a necessidade de mudança na práxis pedagógica. O objetivo deste artigo é discutir como o DUA pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar os estudantes com TEA. O presente estudo aborda o DUA, a partir das especificidades dos educandos com TEA. Assim sendo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, análise de dissertações, teses e artigos publicados são trazidos para a discussão conceitos, princípios e aplicabilidade do DUA e sua contribuição para os estudantes com TEA por meio de relatos de experiência e estudos de caso. Os resultados são claros e significativos, o conhecimento e a aplicabilidade do DUA pelos docentes são essenciais para promover a inclusão escolar de educandos com TEA e para criar práticas pedagógicas mais equitativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2335_TB285_20022024203940.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "SANDRA FRANCIS"
    "autor_email" => "prof.sanfran@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os estudantes, principalmente aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O DUA é um modelo flexível e inclusivo que reconhece a diversidade dos educandos e busca criar ambientes de aprendizagem que sejam acessíveis a todos. Baseado no conceito de desenho universal, em fornecer múltiplas formas de envolvimento, múltiplas formas de representação de informações e múltiplas formas de ação e expressão de aprendizagem. Seu intuito é eliminar as barreiras que dificultam o aprendizado e o acesso ao currículo. Quando os professores compreendem o DUA, eles se tornam agentes de mudança, capazes de personalizar o ensino. O DUA atua como um facilitador da prática pedagógica, transformando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e equânime. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as interações sociais e variam de sujeito para sujeito. A presença destes estudantes nas unidades escolares mostra a necessidade de mudança na práxis pedagógica. O objetivo deste artigo é discutir como o DUA pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar os estudantes com TEA. O presente estudo aborda o DUA, a partir das especificidades dos educandos com TEA. Assim sendo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, análise de dissertações, teses e artigos publicados são trazidos para a discussão conceitos, princípios e aplicabilidade do DUA e sua contribuição para os estudantes com TEA por meio de relatos de experiência e estudos de caso. Os resultados são claros e significativos, o conhecimento e a aplicabilidade do DUA pelos docentes são essenciais para promover a inclusão escolar de educandos com TEA e para criar práticas pedagógicas mais equitativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.