O espaço escolar não é apenas um espaço físico, mas um espaço construído cotidianamente através das inter-relações entre os sujeitos, onde trajetórias distintas coexistem em um processo de devir (MASSEY, 2004) e, nessa perspectiva, o local em que estudamos toma uma função simbólica possível de vinculação afetiva, sentimental ou emocional. Seguindo a teoria de Fuan (1983), acreditamos que a organização espacial se encontra na estrutura e na postura do corpo humano e suas relações. Portanto, este trabalho apresenta uma pesquisa que, por meio de ferramentas do geoprocessamento, mapeou os espaços que promovem sentimentos positivos e/ou negativos nos estudantes dentro do IFRS campus Rio Grande, pois o seu bem-estar pode estar diretamente relacionado ao seu aprendizado e, em se tratando de uma instituição técnica, é importante refletirmos se a parte humana e suas relações são também valorizadas. Assim, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com triangulação de dados que foram coletados por meio de diário de campo, criação de wikimap (um mapa colaborativo e interativo), entrevistas e questionários. Os discentes dos quartos anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio foram convidados a participar e, por meio da análise, podemos trabalhar na elaboração de produtos cartográficos. Os resultados obtidos, e que serão apresentados neste trabalho, viabilizaram a proposição de estratégias entregues à Direção de Desenvolvimento Institucional (DDI) para que promova uma ambientação mais acolhedora para toda a comunidade interna.