FUNÇÃO E ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: ORIGEM E REFLEXÕES
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A pesquisa é fruto ações desenvolvidas no âmbito do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), nos componentes de Gestão e Avaliação Educacional e Estágio Supervisionado I em Gestão Educacional. Enquanto percurso metodológico, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, tendo como base teórica, estudos da legislação educacional e referenciais, tais como: Placco (2013), Teixeira e Carvalho (2015), Saviani (2000), Vilela e Silva (2022), dentre outros. As análises permitem inferir que a atuação do coordenador pedagógico se insere para além do apoio ao trabalho da direção escolar, compreendendo a perspectiva da formação continuada e em serviço dos docentes, por meio do constante acompanhamento do planejamento e avaliação desenvolvidos pelos professores, bem como, por meio do monitoramento dos resultados de aprendizagem. 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