Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto desenvolvido em uma Escola Pública no município de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, que atende 763 estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, dos quais 38 são estudantes com deficiência e/ou transtorno, atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais. Diante dos desafios da Inclusão Escolar, há que se pensar em estratégias que envolvam toda a comunidade escolar de forma a promover a equidade no processo educativo, sendo assim, foi criado em 2022, de forma contínua e ininterrupta, o projeto “Conhecer para Incluir”, que tem como objetivo promover a efetiva inclusão dos alunos com deficiência e/ou transtorno. O projeto é desenvolvido com toda a comunidade escolar: professores, equipe gestora e pedagógica, estudantes e seus familiares, demais servidores e comunidade do entorno, sendo desenvolvido a partir das Metodologias Ativas, com atividades como palestras, cursos, encontros, Dia Temático, Hora Cívica e Grupo de Dança, possibilitando o confronto entre a teoria e a realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência. Os resultados apontaram para a mudança de comportamento da comunidade escolar, tanto pelos profissionais que atuam na Escola, como os estudantes e seus familiares, que começaram a olhar a Inclusão como algo importante e necessário a ser promovida. Ficou evidenciado também, a importância de a Gestão Escolar apoiar, estar à frente e garantir que todas as ações voltadas para a Inclusão na Escola fossem desenvolvidas.