Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FAZER CIÊNCIA NO BRASIL: O CAPACETE ELMO E O INCENTIVO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo aborda a importância do professor em estimular os alunos para a iniciação científica, utilizando um modelo qualitativo de pesquisa com observação participativa como estratégia de coleta de dados. Optou-se por um protocolo observacional como registro de dados e análise indutiva. Durante a pandemia de COVID-19 em 2021, na V Feira Científica "Ciência na Atualidade, no Cenário de Pandemia" na Escola Municipal Santos Dumont, os alunos do 9o Ano C, turno matutino, exploraram as temáticas "As aplicações da Ciência no dia a dia, diante de um Cenário de Pandemia" e "Os desafios da Ciência no Contexto de Pandemia". Os alunos ficaram interessados em compreender o funcionamento do Capacete ELMO no projeto "Ciência no Brasil: Desafios a Transpor". O envolvimento na pesquisa e elaboração do trabalho seguiram orientações para apresentação em pôster. Os alunos solicitaram fontes de dados aos professores, realizaram uma criteriosa revisão bibliográfica e analisaram um vídeo da apresentação dos protótipos do Capacete ELMO, gravado por seu idealizador, o médico e pesquisador Prof. Dr. Marcelo Alcântara. Além disso, entrevistaram o pesquisador Prof. Spec. Walaci Ferreira Fialho, discutindo os principais desafios enfrentados no desenvolvimento do ELMO, um dispositivo que se mostrou essencial para salvar vidas durante o período pandêmico. Vale salientar que o equipamento ELMO recebeu amplo reconhecimento científico, por meio do Prêmio EURO de Inovação na Saúde. Após a premiação, foi criada a Fundação Elmo com o propósito de desenvolver pesquisas nessa área. O primeiro projeto desenvolvido foi o Elminho, em uso desde o ano de 2024, direcionado ao público infantil de 6 meses a 14 anos. Este projeto visa enfrentar os problemas respiratórios agravados pelo período de chuvas no Estado do Ceará. O estudo aponta que, ao serem motivados, os estudantes elevam sua autonomia, além de desenvolver o senso crítico, reconhecendo o papel da Ciência no cotidiano.

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