NECESSIDADES DE CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA POR MEIO DE ENTREVISTA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113844 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7091 "inscrito_id" => 16445 "titulo" => "NECESSIDADES DE CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA POR MEIO DE ENTREVISTA" "resumo" => "A formação continuada do professor dentro de uma perspectiva inclusiva representa um desafio para a escola e quando essa formação é voltada para professores que tenham em sala de aula alunos com necessidades complexas de comunicação torna-se ainda mais desafiadora, tendo em vista que na fase inicial da escolaridade, a criança ainda está em processo de formação da linguagem, tendo o professor uma participação importante no processo para a ampliação do repertório linguístico da criança. O presente artigo trata da realização de uma entrevista realizada com uma professora no ensino de um adulto autista nível de suporte 3 com necessidades complexas de comunicação, matriculado no ensino médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino localizada no interior do Rio Grande do Norte. A entrevista é resultado dos estudos realizados na disciplina Coleta de Dados por meio de Entrevista ofertada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, como disciplina complementar do curso de Pós Graduação em Educação Especial e tem como objetivo identificar, por meio da opinião de professores, as necessidades de formação continuada quanto ao uso da Comunicação Alternativa na sala de aula. A relevância desse estudo se baseia em pesquisas científicas sobre Comunicação Alternativa e a formação de professores para o ensino de alunos com necessidades complexas de comunicação, ressaltando a importância de repensar os métodos de ensino para melhor integrar esses alunos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16445_TB7091_27102024230648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÚBIA RAQUEL DANTAS ROQUE" "autor_nome_curto" => "RÚBIA DANTAS" "autor_email" => "rubiaroque15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113844 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7091 "inscrito_id" => 16445 "titulo" => "NECESSIDADES DE CONTEÚDOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA POR MEIO DE ENTREVISTA" "resumo" => "A formação continuada do professor dentro de uma perspectiva inclusiva representa um desafio para a escola e quando essa formação é voltada para professores que tenham em sala de aula alunos com necessidades complexas de comunicação torna-se ainda mais desafiadora, tendo em vista que na fase inicial da escolaridade, a criança ainda está em processo de formação da linguagem, tendo o professor uma participação importante no processo para a ampliação do repertório linguístico da criança. O presente artigo trata da realização de uma entrevista realizada com uma professora no ensino de um adulto autista nível de suporte 3 com necessidades complexas de comunicação, matriculado no ensino médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino localizada no interior do Rio Grande do Norte. A entrevista é resultado dos estudos realizados na disciplina Coleta de Dados por meio de Entrevista ofertada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, como disciplina complementar do curso de Pós Graduação em Educação Especial e tem como objetivo identificar, por meio da opinião de professores, as necessidades de formação continuada quanto ao uso da Comunicação Alternativa na sala de aula. A relevância desse estudo se baseia em pesquisas científicas sobre Comunicação Alternativa e a formação de professores para o ensino de alunos com necessidades complexas de comunicação, ressaltando a importância de repensar os métodos de ensino para melhor integrar esses alunos no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16445_TB7091_27102024230648.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÚBIA RAQUEL DANTAS ROQUE" "autor_nome_curto" => "RÚBIA DANTAS" "autor_email" => "rubiaroque15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }