Este trabalho aborda a relevância social da universidade, diante de um contexto de política pública de educação superior no Estado da Bahia, com destaque para a atuação e inserção da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) como a primeira universidade criada entre as quatros mantidas pelo governo baiano. Para tanto, este estudo de caso exploratório-descritivo, bibliográfico e documental contextualiza a relevância social da universidade, especialmente a pública, bem como revela algumas ações e políticas importantes implementadas pela UEFS, em sua atuação no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e do incentivo à cultura; além de destacar aspectos da inserção local e regional dessa atuação. Dessa forma, o estudo apresenta como resultados, que a UEFS tem sua relevância social destacada como uma universidade pública inserida no território baiano, criada como estratégia de interiorização da educação superior nesse Estado. Logo, essa universidade acaba por impactar as realidades local e regional, contribuindo para a formação e capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, em especial de professores para as redes de ensino, bem como atuando como espaço de produção e difusão de conhecimento e construção crítica da própria sociedade. Além disso, essa instituição referencia diversos atores, produzindo, modificando e distribuindo saberes implicados e diferenciados, principalmente em relação às outras instâncias produtivas, que talvez atuem em uma perspectiva meramente econômica.