O PAPEL DO COORDENADOR NA TRANSIÇÃO DO PEDAGOGO DO FUNDAMENTAL I PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ENCANTAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111714 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4039 "inscrito_id" => 13055 "titulo" => "O PAPEL DO COORDENADOR NA TRANSIÇÃO DO PEDAGOGO DO FUNDAMENTAL I PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ENCANTAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A literatura educacional oferece reflexões sobre o papel do professor na formação contínua e os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, enfatizando a importância da valorização de seus saberes. O professor não deve ser visto isoladamente no processo de formação continuada, mas integrado às decisões pedagógicas, utilizando a escola como um contexto significativo para potencializar sua prática e promover seu desenvolvimento profissional. Essa apresentação discorrerá sobre a implementação de uma escola de Educação Infantil da rede SESI-SP, abordando os desafios das professoras na transição de modalidade e as estratégias formativas da coordenadora pedagógica. O objetivo foi estruturar, dentro da formação continuada, o entendimento da concepção da Educação Infantil, criando espaços para escuta e discussão da prática docente, promovendo novas configurações, perspectivas e posturas frente às novas especificidades das faixas etárias (4 e 5 anos) e do currículo. A criação de momentos formativos baseados em materiais basilares e diretrizes da infância possibilitou a elaboração de planejamentos, pautas de observações e registros que demonstraram a apropriação e o senso de pertencimento, clarificando o papel das professoras e contribuindo para o entendimento das culturas infantis. Através de experiências educativas, foram promovidos momentos que contemplavam os campos de experiências e os direitos à aprendizagem, trazendo a autoria e centralização das crianças, compreendendo o planejamento e a documentação de forma entrelaçada, partindo dos interesses das crianças para novas proposições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13055_TB4039_29042024095225.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARIME DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Karime Santoli" "autor_email" => "karime.oliveira@sesisp.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES (UMC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111714 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4039 "inscrito_id" => 13055 "titulo" => "O PAPEL DO COORDENADOR NA TRANSIÇÃO DO PEDAGOGO DO FUNDAMENTAL I PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E ENCANTAMENTOS DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "A literatura educacional oferece reflexões sobre o papel do professor na formação contínua e os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, enfatizando a importância da valorização de seus saberes. O professor não deve ser visto isoladamente no processo de formação continuada, mas integrado às decisões pedagógicas, utilizando a escola como um contexto significativo para potencializar sua prática e promover seu desenvolvimento profissional. Essa apresentação discorrerá sobre a implementação de uma escola de Educação Infantil da rede SESI-SP, abordando os desafios das professoras na transição de modalidade e as estratégias formativas da coordenadora pedagógica. O objetivo foi estruturar, dentro da formação continuada, o entendimento da concepção da Educação Infantil, criando espaços para escuta e discussão da prática docente, promovendo novas configurações, perspectivas e posturas frente às novas especificidades das faixas etárias (4 e 5 anos) e do currículo. A criação de momentos formativos baseados em materiais basilares e diretrizes da infância possibilitou a elaboração de planejamentos, pautas de observações e registros que demonstraram a apropriação e o senso de pertencimento, clarificando o papel das professoras e contribuindo para o entendimento das culturas infantis. Através de experiências educativas, foram promovidos momentos que contemplavam os campos de experiências e os direitos à aprendizagem, trazendo a autoria e centralização das crianças, compreendendo o planejamento e a documentação de forma entrelaçada, partindo dos interesses das crianças para novas proposições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13055_TB4039_29042024095225.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARIME DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Karime Santoli" "autor_email" => "karime.oliveira@sesisp.org.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES (UMC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }