A literatura educacional oferece reflexões sobre o papel do professor na formação contínua e os desafios enfrentados ao longo de sua carreira, enfatizando a importância da valorização de seus saberes. O professor não deve ser visto isoladamente no processo de formação continuada, mas integrado às decisões pedagógicas, utilizando a escola como um contexto significativo para potencializar sua prática e promover seu desenvolvimento profissional. Essa apresentação discorrerá sobre a implementação de uma escola de Educação Infantil da rede SESI-SP, abordando os desafios das professoras na transição de modalidade e as estratégias formativas da coordenadora pedagógica. O objetivo foi estruturar, dentro da formação continuada, o entendimento da concepção da Educação Infantil, criando espaços para escuta e discussão da prática docente, promovendo novas configurações, perspectivas e posturas frente às novas especificidades das faixas etárias (4 e 5 anos) e do currículo. A criação de momentos formativos baseados em materiais basilares e diretrizes da infância possibilitou a elaboração de planejamentos, pautas de observações e registros que demonstraram a apropriação e o senso de pertencimento, clarificando o papel das professoras e contribuindo para o entendimento das culturas infantis. Através de experiências educativas, foram promovidos momentos que contemplavam os campos de experiências e os direitos à aprendizagem, trazendo a autoria e centralização das crianças, compreendendo o planejamento e a documentação de forma entrelaçada, partindo dos interesses das crianças para novas proposições.