Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110636 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2481 "inscrito_id" => 10892 "titulo" => "MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas.Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6748b917b50ea_28112024154023.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-28 15:40:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "BRENO ANDRADE" "autor_email" => "brenosilvaandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110636 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2481 "inscrito_id" => 10892 "titulo" => "MODOS VERBAIS EM JOGO: METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas.Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6748b917b50ea_28112024154023.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-11-28 15:40:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENO SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "BRENO ANDRADE" "autor_email" => "brenosilvaandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.