Metodologias ativas em sala de aula ainda podem ser um estereótipo marcante na prática docente de muitos professores da Educação Básica. Contrariamente, é comum que tais metodologias sejam sugeridas e indicadas em documentos norteadores da Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da aplicação do conteúdo sobre modos verbais em uma turma do 6° Ano por meio de três jogos didático-pedagógicos, sendo eles: "O mestre mandou", "Se eu fosse" e "Quem conta um conto aumenta um ponto". A partir de pesquisa bibliográfica e situada no campo da Linguística Aplicada (LA), a investigação tem como subsídios teóricos os estudos acerca das metodologias ativas em sala de aula (Almeida, Oliveira e Reis, 2023; Ribeiro e Silva, 2021; Moraes e Soares, 2021), a elaboração de jogos pedagógicos (Gee, 2003; Salen & Zimmerman, 2004) e o trabalho com o texto em sala de aula (Geraldi, 2011; Demo, 2015). Metodologicamente, buscamos fundamentar nossa pesquisa a partir de uma revisão bibliográfica acerca das palavras-chave “jogos didáticos” e “língua portuguesa” nos portais de busca do Google Acadêmico e da CAPES. Seguidamente, cruzamos os dados encontrados com a aplicação prévia de jogos didático-pedagógicos realizados durante as aulas de estágio supervisionado de língua portuguesa em uma turma do 6° Ano. Em conclusão, observamos que a utilização de jogos em sala de aula como uma metodologia ativa para o aprendizado proporciona uma prática prazerosa e engajada dos alunos e estimula seu raciocínio criativo e sua sociabilidade em grupo para a resolução de problemas contextualizados a partir dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que conversam com suas vivências cotidianas.