O presente trabalho procura, analisar a possibilidade emancipadora sobre a prática dos esportes por meio da utilização das atividades físicas no ensino da educação, além de, estabelecer comparações através da participação nas atividades do dia a dia escolar, sobre eventos poliesportivos promovidos pelo município. Trata-se de um estudo de caso com relatos e depoimentos dos alunos e diário de campo do professor. O objetivo deste estudo é demonstrar a relação entre esporte e educação, como as duas ferramentas estão relacionadas na integração de alunos de diferentes escolas, turmas, idades e nichos sociais nas instituições de ensino municipal de Imperatriz–MA. Assim, o propósito dessa investigação foi compreender os benefícios de promover de eventos que unem crianças jovens de diferentes classes sociais, em um único objetivo, qual é mostrar a eles o seu melhor desempenho em esportes. Assim sendo, esta pesquisa-ação tem a finalidade de apresentar informações e relatos sobre como as instituições de ensino devem dar mais incentivo a essas iniciativas, tendo em vista que os benefícios serão úteis para os estudantes encontrarem seu próprio espaço esportivo. Além disso, é importante salientar os bens que essas atividades trazem para o bem-estar dos discentes, obtendo valores morais inseridos às práticas esportivas, visto que, esses estudantes em fase de crescimento. Dessa forma, é possível concluir que a relação entre o esporte e a educação pode trazer benefícios significativos, contribuindo para uma educação inclusiva e indispensável para compreender o papel social da escola, da educação e da educação física.